CIDADES

min de leitura - #

“Hora do Mamaço” incentiva aleitamento materno em Ivaiporã

Ivan Maldonado

| Edição de 18 de agosto de 2018 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A Secretaria de Saúde de Ivaiporã realizou ontem (17) à tarde, no Centro Cultural da Terceira Idade, a ‘Hora do Mamaço’, uma iniciativa que tem com a proposta incentivar o aleitamento materno. Cerca de 80 mães e gestantes participaram do encontro que contou com palestra, apresentação teatral do grupo de agentes comunitários de saúde da Vila Monte Castelo, café da tarde e entrega de brindes para mães e bebês. 

A enfermeira Janaína Borbosa, coordenadora da Atenção Primária da Secretaria da Saúde, relata que o objetivo é ampliar o trabalho educativo realizado junto às mães e gestantes do município visando conscientizá-las a respeito da importância do aleitamento materno para a saúde dos bebês. 
“O encontro orienta as mães, mulheres grávidas da cidade a respeito do aleitamento materno. Elas também têm o direito do transporte. Temos a parceria com a Secretaria da Educação, que cede ônibus que passam nas UBS buscando essas mães e gestantes”. 
Janaína lembra que desde 2015, a ‘Hora do Mamaço’ é incentivada por lei municipal. “É uma lei muito importante para as crianças de Ivaiporã. Quando a mãe amamenta no peito, a criança tem menos risco de desenvolver alergias e recebe os anticorpos da mãe. Em suma, protege o bebê contra os riscos de diarreia, infecções respiratórias, diabetes e obesidade, entre outros problemas de saúde”, completa Janaína. 
O aleitamento materno é recomendado para crianças com até dois anos de idade, sendo fundamental até o sexto mês de vida do bebê. (IVAN MALDONADO)