CIDADES

min de leitura - #

Hospital de Ivaiporã pode ser usado para pacientes de covid-19

EDITORIA DE CIDADES IVAIPORÃ

| Edição de 31 de março de 2020 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Em entrevista ontem ao jornal Meio Dia Paraná, da Rede Paranaense de Comunicação (RPC), o secretário estadual de saúde Beto Preto confirmou que estuda junto com a Paraná Edificações, a possibilidade de estruturar três hospitais que estão em construção para receber pacientes no tratamento do coronavírus. Um deles é o Hospital Regional de Ivaiporã, que está em fase de conclusão e tem capacidade para mais de 100 leitos. 

Segundo o secretário, por enquanto, dada a evolução dos casos no estado, não existe necessidade da montagem de hospitais de campanha em grandes cidades, como Curitiba, Londrina e Maringá. 
“Nós queremos fazer com que os hospitais que estão em construção em Telêmaco Borba, Guarapuava e Ivaiporã, ao final da construção, possam ser colocados para atendimento, de repente, de uma parte da área deles já à disposição. A ideia é trabalhar nesses hospitais com um hospital de campanha dentro de um hospital de verdade. Estamos trabalhando para montar essas estruturas e ficar na retaguarda no processo de ampliação no número de casos”, comenta. 
Ontem, o Paraná confirmou a terceira morte por coronavírus, que chegou a um total de 160 casos (ver matéria nesta página).

REPERCUSSÃO
Segundo o prefeito de Ivaiporã, Miguel Roberto Amaral, o Hospital Regional de Ivaiporã tem capacidade para 128 leitos e pode ser disponibilizado em um mês. Com mais de 90% das obras concluídas, a previsão de conclusão do prédio é de aproximadamente 30 dias. “É uma estrutura enorme praticamente pronta. Isso tranquiliza bastante os moradores da região, que terão mais uma estrutura que poderá ser usada em caso de necessidade de internação por conta do coronavírus”, comenta.