CIDADES

min de leitura - #

Hospital Regional de Ivaiporã abre leitos na segunda-feira

Adriana Savicki

| Edição de 30 de maio de 2020 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A partir da segunda-feira, a rede hospitalar da região vai contar com reforço no enfrentamento da pandemia do coronavírus com o início dos atendimentos do Hospital Regional do Vale do Ivaí, em Ivaiporã.
Na segunda-feira (1), às 7 horas será aberto oficialmente o atendimento à população. Os trabalhos serão tocados pela Rede de Assistência à Saúde Metropolitana (Hospital Metropolina de Sarandi), que a partir de agora é a administradora da nova unidade hospitalar. 
Conrado Ferri, diretor geral do Hospital Metropolitano disse que a entidade chega à região para somar com os outros serviços hospitalares existentes na cidade. Ele relatou que o Hospital Regional inicia os trabalhos com quadro funcional de aproximadamente 250 funcionários, podendo chegar a 300 funcionários.
“Estamos hoje com quadro quase todo completo contratado, nosso pessoal do RH está terminando a documentação, para segunda-feira a partir das 7 horas, os 20 leitos de UTI e 60 leitos de enfermaria estarem à disposição da Regulação do Estado atender o Coronavírus”. 
Nos primeiros seis meses, o hospital atenderá exclusivamente pacientes com a Covid-19. 
Segundo o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, a viabilização desses atendimentos é uma mostra da capacidade de resposta do governo. “Adiantamos o início do funcionamento deste hospital em 8 ou 9 meses e isso é uma característica deste governo, de olhar para frente e, principalmente, se antecipar às situações”, comenta.
Segundo o secretário, o governo também planeja a estruturação do hospital para o período pós-pandemia. “É um hospital com uma planta excelente que será formatado de acordo com o perfil da 22ª Regional de Saúde, com atendimento cirurgia geral, trauma e muito possivelmente, maternidade”, afirma.
O Hospital Regional tem capacidade total de 104 leitos e três centros cirúrgicos e foi construído em terreno doado pela Prefeitura de Ivaiporã. 
(ADRIANA SAVICKI)