CIDADES

min de leitura - #

Idepplan anuncia instalação de rotatórias em pontos críticos

DA REDAÇÃO

| Edição de 08 de abril de 2021 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Apucarana deve ganhar três novas rotatórias. A informação é do diretor presidente do Instituto de Desenvolvimento, Pesquisa e Planejamento de Apucarana (Idepplan), Carlos Mendes. Segundo ele, a prefeitura prepara um pacote de mudanças viárias em vários locais da cidade, principalmente em vias que oferecem riscos de acidentes.

Carlos Mendes adiantou que a primeira obra realizada será uma alça de entrada no Contorno Norte com acesso à Rua Koey Tatessuji. “É um novo sistema de entrada, uma alternativa para acessar a cidade e que deve desafogar o tráfego na Avenida Brasil. Aprovamos no DER essa alça, com toda a segurança para os motoristas. Fizemos o projeto que já foi aprovado e que segue para fase de licitação”, explica. 
Na área urbana, três rotatórias estão sendo planejadas. Uma delas será instalada na região do Jardim Cidade Alta, na Avenida Pinho Araucária esquina com a Rua João Matiuzzi, na zona norte da cidade. O local registrou o último acidente no sábado. “Já realizamos um estudo e esse trecho precisa de uma rotatória”, comenta.
O Idepplan também projeta instalação de uma rotatória na Rua Deolindo Massambani na região do Jardim Vale do Sol. A rua tem grande fluxo de veículos e abriga na mesma quadra um condomínio fechado e um edifício. “Com a rotatória, os moradores do prédio não terão que realizar a conversão a esquerda, podendo seguir até a rotatória e então entrar no residencial. Vamos fazer outras melhorias também nesse trecho que será um novo sistema de entrada da cidade”, detalha. 
Outro ponto de Apucarana que vai ganhar uma rotatória é a Rua Antônio José de Oliveira, na Barra Funda, em frente da Igreja Cristo Profeta. Segundo Mendes, além das rotatórias outras medidas estão sendo previstas. “Queremos melhorar o trânsito em pontos de conflito como na Avenida Minas Gerais, próximo do Supermercado Econômico, onde sempre acontecem acidentes e  na região do Cemitério Cristo Rei, onde vamos fazer uma nova via de acesso na Rua Frankó que vai distribuir melhor o trânsito daquela região. Vamos realizar todas essas obras, começando pela alça do Contorno Norte”, informa Carlos Mendes.