CIDADES

min de leitura - #

Incidência de incêndios aumenta 60%

DA REDAÇÃO

| Edição de 09 de setembro de 2020 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A incidência de incêndios na região, sobretudo ambientais, dobrou neste início de setembro. De acordo com dados do 11º Grupamento do Corpo de Bombeiros (1GB) de Apucarana, durante todo o mês de agosto, foram atendidas 99 ocorrências de incêndio, uma média de 3,1 por dia. Destas, 63 foram ambientais (63%). Já em setembro, apenas nos 8 primeiros dias do mês, os bombeiros atenderam 49 ocorrências do tipo, média de 6 atendimentos por dia, sendo 39 incêndios ambientais (79%). O número geral de atendimentos de ocorrências também aumentou em 2020 em relação ao ano passado. Em 2019, de janeiro a setembro, foram 206 ocorrências de incêndio atendidas. Já em 2020, até agora, foram 331, um aumento de 60%. 

De acordo com a tenente do 11º GB Ana Paula Zanlorenzzi, o aumento nos atendimentos gera alerta. “Estamos atendendo uma grande quantidade de incêndios ambientais nos 22 municípios que compõe nosso grupamento. Neste final de semana, ficamos cerca de 5 horas, com dois caminhões, em um atendimento de incêndio ambiental em Apucarana. Se durante este período entra uma outra ocorrência, o atendimento não deixa de ser feito, mas fica prejudicado, pois é provável que o tempo para chegar em outro local será maior”, explicou. 
A tenente esclarece que, na maioria das vezes, os incêndios ambientais são causados pela ação humana, e podem trazer consequências desastrosas. “Em sua maioria, os incêndios em vegetação iniciam a partir de alguém que decidiu realizar uma limpeza no terreno ou até mesmo por vandalismo. Além do perigo do fogo se alastrar durante este período mais seco e atingir edificações, quando esse incêndio acontece as margens de rodovias, podem reduzir a visibilidade dos motoristas e causar acidentes. Sem contar o prejuízo para a saúde, podendo causar problemas respiratórios por conta da fumaça, e agora com o fator Covid-19, essas situações tornam-se ainda mais nocivas”, argumentou. 
Causar incêndios em vegetações é crime ambiental e pode ser denunciado através do telefone 153 da Guarda Civil Municipal de Apucarana. Os bombeiros podem ser acionados através do telefone 193.