CIDADES

min de leitura - #

Indústria do vestuário ganha plataforma exclusiva de vendas

DA REDAÇÃO

| Edição de 01 de junho de 2021 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A Federação das Indústrias do Paraná (Fiep) lançou ontem, uma plataforma online com objetivo de fomentar as vendas de artigos de confecções e vestuário, produzido pelas indústrias paranaenses. A plataforma, batizada como LookModa, poderá ser utilizada por empresas associadas ao Sindicato das Indústrias do Vestuário de Apucarana e Vale do Ivaí (Sivale). 

Já na abertura do evento virtual que marcou o lançamento, o presidente da Fiep, Carlos Valter Martins Pedro destacou que o LookModa é um projeto com foco em apoiar e alavancar negócios. “A Fiep representa os interesses das indústrias e este projeto, inovador e sustentável, é um novo olhar para a indústria do vestuário, uma grande geradora de emprego e renda no Paraná”, afirma. “O LookModa vai democratizar o acesso às vendas online a empresas de todos os portes e de todas as regiões do nosso estado”, completa.
Segundo a presidente do  Sivale Elizabete Ardigo, o objetivo é simplificar, agilizar e viabilizar, por meio da tecnologia, o acesso de revendedores e do consumidor final aos produtos que, até então, são disponibilizados apenas no varejo físico. “É uma grande oportunidade de modernização dos negócios para os empresários da região. Com certeza quem não tentar se modernizar vai ficar para trás”, assinala. 
A plataforma online poderá ser utilizada tanto pela pequena quanto pela grande empresa, desde que seja associada ao sindicato para promoção de vendas também no atacado. “As compras online estão crescendo em todo o Brasil. Esta plataforma será tanto para aquele empresário que já tem conhecimento e já utiliza outras ferramentas digitais para vender, quanto para aquele empresário que tem pouco conhecimento. As empresas terão todo suporte profissional para vender pelo LookModa”, assinala  Elizabete adiantando que já foram concretizadas vendas na plataforma no mesmo dia de seu lançamento.
Entre as vantagens deste modelo de e-commerce colaborativo está a de reunir diversos produtos num único ambiente. Além disso, toda a gestão da plataforma – administrativa, financeira (meios de pagamento), logística e tecnológica – é contrapartida do produto, o associado não precisa se preocupar. A ampla divulgação é outro atrativo porque ajuda muito a ampliar a visibilidade dos produtos.
O setor de confecções, vestuário e acessórios foi contemplado para esta primeira experiência pela representatividade. É o segundo maior empregador de mão de obra na indústria de transformação paranaense, com mais de 50 mil contratados, atrás apenas do setor alimentício (198 mil), respondendo por 7,7% da força de trabalho, conforme informações do Novo Caged, de março deste ano. De acordo com dados do Ministério da Economia (RAIS 2019), dos 3.748 estabelecimentos do gênero no estado, 3.680, ou 98%, são empresas de pequeno porte.