CIDADES

min de leitura - #

Intercâmbio de estudantes é feito há mais de 30 anos

Fernanda Neme

| Edição de 08 de novembro de 2018 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.


Na manhã de ontem, alunos do Colégio Agrícola Estadual Manoel Ribas, de Apucarana, receberam a visita de um grupo de estudantes e professores da Província de Hyogo, do Japão. O intercâmbio é realizado todos os anos para que aconteça a troca de conhecimento entre os jovens sobre agricultura e outros assuntos relacionados ao curso. 


Os 13 estudantes japoneses estavam acompanhados por um intérprete brasileiro que traduziu toda a conversa simultaneamente, facilitando a interação. “Eles irão aprender a plantar banana e eucalipto neste intercâmbio muito interessante que acontece há mais de 30 anos aqui em Apucarana. Além disso, eles apresentaram vídeos e projetos para os visitantes”, explica a diretora do Colégio Manoel Ribas, Rose Pimenta. 
Segundo o coordenador do projeto Satio Kayukawa, a colônia japonesa esteve entre os fundadores do colégio apucaranense, o que facilita o intercâmbio entre eles. “O Paraná e Província de Hyogo são estados com alianças e isso facilita o intercâmbio”, explica. 
Os estudantes chegaram no Brasil no último dia 4 de novembro e devem permanecer em visitas técnicas durante todo o mês. O foco dos estudantes é agricultura brasileira, que têm técnicas bastante diferentes das usadas no Japão.
“Eles estavam em Londrina, depois passaram por Castro e agora visitam Apucarana. Depois os japoneses seguem para Pompeia, localizada no estado de São Paulo, onde conferem de perto o trabalho na empresa Jacto, uma das maiores indústrias de pulverizadores e colheitadeiras do Brasil”, conta. (FERNANDA NEME)