CIDADES

min de leitura - #

Ivaiporã atende 16,8 mil pedidos de consultas e exames em 8 meses

DA REDAÇÃO

| Edição de 09 de setembro de 2021 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Entre janeiro e agosto, a prefeitura de Ivaiporã investiu R$ 623,5 mil para custear mais de 16,8 mil consultas com especialistas e exames junto ao Consórcio Intermunicipal de Saúde (CIS). Foram 11.687 procedimentos solicitados neste ano e 5.133 que aguardavam desde 2018.

Segundo balanço divulgado ontem pela Secretaria de Saúde do município, o valor investido é sete vezes maior que o investido durante todo o ano de 2020, quando foram pagos R$86,4 mil.
“Trabalho no Departamento de Saúde há 15 anos e nunca vi o município liberar tantas consultas e exames em 8 meses de gestão”, afirmou a atendente do Centro de Especialidades, Andreia Santos, que é técnica em enfermagem e é responsável por marcar os procedimentos. Os exames e consultas mais solicitados são relacionados à cardiologia, ortopedia e ginecologia – além de exames laboratoriais, ultrassom, eletro e raio-X. 
A diretora do Departamento de Saúde, Cristiane Pantaleão, explicou que faltam algumas consultas como cardiologia e neurologia, por exemplo, e alguns exames como endoscopia e colonoscopia. “Mas estamos buscando, por meio do Consórcio Intermunicipal de Saúde, mais profissionais para Ivaiporã”, informou Cristiane Pantaleão.
Segundo o prefeito Carlos Gil, quando ele assumiu a gestão, se deparou 8.941 pacientes na fila de espera por 2.787 consultas de especialidade e 6.154 exames de diagnósticos. Após triagem, dos 5.237 pacientes que aguardavam atendimento, restam 29 referentes a consultas de especialidade e 64 exames de diagnóstico. 
Ele destaca que a área de saúde trouxe muitos desafios, como problemas ligados à falta de licitações de medicamentos e equipamentos, equipes desestruturadas, UBS com obras inacabadas ou abertas sem a estrutura necessária para atender a população e uma enorme lista de espera por consultas e exames. “Mas vamos continuar trabalhando em prol da população do município que merece contar com saúde de qualidade. Este é um dos nossos compromissos assumidos”, declarou o prefeito.