CIDADES

min de leitura - #

Ivaiporã Cidade Limpa leva serviços públicos aos bairros

DA REDAÇÃO

| Edição de 18 de fevereiro de 2021 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O prefeito Luiz Carlos Gil (PSD) lançou na manhã de ontem, o Ivaiporã Cidade Limpa - Bairro a Bairro. Focada em ações sanitárias, ambientais e estruturais, a cada 15 dias a força-tarefa do programa vai atender um bairro diferente, onde permanecerá por três dias seguidos realizando uma série de serviços. As ações foram iniciadas pela Vila Nova Porã.

Segundo o prefeito Carlos Gil, o programa foi pensado para oferecer mais qualidade de vida, saúde, segurança e infraestrutura para os moradores de todos os bairros do município. 
“A ideia é fazer a limpeza completa dos bairros. A preocupação sempre é com a saúde da população. Estamos na época mais chuvosa do ano, quando o mosquito da dengue mais se prolifera. Retirando todo esse material que é potencial criador das larvas, com certeza, estaremos reduzindo drasticamente o número de casos da doença”, destacou Carlos Gil. 
Ele lembrou ainda que em 2020, Ivaiporã passou por uma epidemia de dengue. “Foram mais de 1,5 mil casos e não podemos deixar que isso se repita. Temos que cuidar e estamos contando com a colaboração de toda a população”, completou Carlos Gil. 
Participam do programa vários órgãos municipais. O Departamento Municipal de Meio Ambiente e Serviços Urbanos fará recolhimento de resíduos e entulhos, além de corte, poda e plantio de árvores e a notificação de terrenos baldios sujos. Já o Departamento de Saúde encaminha agentes de endemias para trabalhos de combate ao mosquito da dengue e outras ações voltadas a saúde pública. O Departamento de Obras realiza serviços de pinturas das vias, faixas de pedestres e meio-fio, melhorias na iluminação pública e troca de lâmpadas. 
Em conjunto com as equipes da Prefeitura, a empresa Campos Verdes, responsável pela limpeza pública da cidade, disponibiliza cerca de 30 funcionários, máquinas e equipamentos para roçada, varrição e coleta de entulhos. No total o programa envolve aproximadamente 100 pessoas. 
A população também participa, fazendo a limpeza nos quintais e deixando os materiais descartáveis em frente ao portão das residências.