CIDADES

min de leitura - #

Ivaiporã emite alerta à população sobre proliferação de escorpiões

DA REDAÇÃO

| Edição de 23 de outubro de 2021 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

No período de 15 dias, foram encontrados 2 escorpiões Tityus serrulatus (amarelo) na área central de Ivaiporã e entregues à Vigilância Sanitária, que alerta a população devido à rápida proliferação da espécie. 

Com as temperaturas mais elevadas, o cuidado  deve ser redobrado, uma vez que o clima quente e úmido favorece o surgimento em esgotos e entulhos.  
A coordenadora da Vigilância Sanitária, Elaine Nogueira, explicou que o escorpião-amarelo é uma das espécies mais perigosas que existe no Brasil e causa acidentes mais graves. “A espécie se adapta rapidamente a esgotos e entulhos, e se espalha com facilidade para outras áreas da cidade. Além disso se alimenta de baratas, por exemplo. Por isso, pode se proliferar próximo a lixo acumulado”, alertou Elaine Nogueira.
Para evitar a entrada do escorpião-amarelo em casa ou apartamento é recomendável usar telas em ralos, pias e tanques; vedar frestas; afastar camas e berços das paredes; colocar soleiras nas portas; consertar rodapés; evitar acúmulo de lixo para não atrair baratas; e ficar atento às roupas e calçados antes de usá-los.