CIDADES

min de leitura - #

Ivaiporã ensina prevenção à dengue nas escolas municipais

IVAN MALDONADO IVAIPORÃ

| Edição de 09 de março de 2019 | Atualizado em 08 de março de 2019

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Um projeto da rede municipal de Ensino de Ivaiporã implantado em agosto do ano passado está ensinando cerca de 2,2 mil alunos entre pré-escola e o 5º ano, como se prevenir contra o mosquito transmissor da dengue, zika vírus e chikungunya. O projeto trabalha o tema de uma forma lúdica e atraente, conscientizando as crianças no combate ao Aedes Aegypti, mobilizando os pais, vizinhos e comunidade em geral. 

O projeto atua nas seis escolas na zona urbana e quatro na zona rural. Conforme Rose Sirço, diretora do Departamento Municipal de Educação, o programa trabalha com sensibilização das crianças, das famílias e da comunidade para os perigos da dengue e a importância de sua prevenção. “Nós iniciamos o projeto no segundo semestre de 2018. Como foi um sucesso este ano devemos começar ainda neste mês. No projeto do ano passado, a criança tinha o compromisso de limpar a casa. Para este ano queremos envolver toda a comunidade”, comenta. 
A iniciativa tem ainda a parceria do Departamento de Assistência Social através do Centro da Juventude e do Serviço Social do Comércio (Sesc). “Temos a parte cultural que é realizada junto com o Sesc e pelo Centro da Juventude que elaboraram palestras e teatro de acordo com o tema do livro que adotamos”, relata Rose. 
A coordenadora pedagógica Rosangela Belga Cecatto explica que o projeto parte de um kit composto por livro didático, uma fantasia de herói com capa e máscara. “No ano passado, para os alunos do pré até o primeiro ano, os pais liam o livro para as crianças, que depois faziam um desenho, 2º e 3º também liam com os pais e faziam uma frase e um desenho. Os alunos do 4º e 5º faziam um relatório do livro. Cada dia, um aluno levava o kit para casa e, como tarefa, ele tinha que usar a fantasia junto com a família em uma ação para melhorar o ambiente”. 
Ainda segundo Rosangela, o projeto além de ensinar as crianças a identificar possíveis criadouros, aponta cuidados com o ambiente, a saúde e a higiene. “É um projeto que sensibiliza pais e filhos para os cuidados com o ambiente que vivem, eliminando riscos para a saúde”. 
No último levantamento do mosquito transmissor da dengue realizado no mês passado em Ivaiporã o índice era de 2,7%. O Ministério da Saúde considera o intervalo entre 1% e 3,9% como situação de alerta.