CIDADES

min de leitura - #

Ivaiporã incentiva prática esportiva

Ivan Maldonado

| Edição de 26 de fevereiro de 2017 | Atualizado em 24 de fevereiro de 2017

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Quinze academias ao ar livre, várias praças, dois parques recém-revitalizados e quatro pistas de caminhada. Toda essa estrutura de esporte promete ser melhor aproveitada a partir de uma parceria entre Prefeitura e o curso de Educação Física da Universidade Estadual de Maringá (UEM), que está viabilizando a implantação de um projeto de incentivo a atividade física ao ar livre.
De acordo com Ricardo Carminato, diretor do campus da UEM de Ivaiporã, inicialmente o projeto de saúde será implantado no Parque Jardim Botânico. As atividades estão previstas para iniciar a partir do próximo dia 10.

Imagem ilustrativa da imagem Ivaiporã incentiva prática esportiva

“De manhã nós vamos atender um grupo de idosos com atividades direcionadas, não somente nas caminhadas, mas também de fortalecimento, trabalho de equilíbrio, coordenação e para isso vamos utilizar a academia a céu aberto. À tarde os estagiários da UEM vão atender toda a população interessada”, explica Carminato.
Segundo Carminato, a expectativa é que o projeto se estenda para todos os módulos de atividades físicas da cidade, incluindo as 15 academias ao ar livre instaladas em praças e bairros da cidade. “A ideia é que pelo menos duas vezes por semana, o acadêmico junto com o professor possa visitar esses módulos, explicando como deve ser a atividade em cada aparelho. É um projeto que visa a qualidade de vida, a promoção da saúde, prevenção de enfermidades e redução de mortes prematuras.
Para o diretor da UEM, Ivaiporã caminha para um dos melhores índices de qualidade de vida do estado. “Estruturalmente estamos prontos para isso. Agora é levar a atividade orientada e adequada, e fazer com que a população usufrua de toda a potencialidade desses espaços que o município oferece”, completa Carminato.
Além das academias ao ar livre, Ivaiporã tem quatro pistas de caminhada que ficam no no Parque Jardim Botânico, no Lago das Flores, na Vila Residencial de Furnas e outra no centro, nas imediações da Seab e Apae. Além disso, encontra-se em construção, uma nova pista de caminhada com 2,3 mil metros, às margens do córrego Pindauvinha, entre a Vila Santa Maria e a Vila João XXIII.

Caminhadas fazem parte da rotina da cidade
Toda a estrutura tem possibilitado que cada vez mais pessoas de várias idades possam praticar atividades físicas. É o caso da aposentada Neide das Dores, 80 anos, que mesmo apoiada por bengala não abre mão de caminhadas de cerca de 1 quilometro três vezes por semana. Depois de caminhar, ela se exercita na academia a céu aberto instalada em frente a Apae. Segundo ela, a rotina de exercícios foi iniciada há cerca de cinco anos. “Eu tive derrame e os exercícios vêm ajudando bastante”, diz Neide. As atividades da idosa são acompanhadas pela neta Pamela Nayara Ferreira.
O aposentado Benedito Geraldo dos Santos, 77 anos, começou a caminhar após sofrer duas cirurgias no fêmur. Duas vezes por semana ele e a filha Catarina, 50 anos, caminham no Parque Jardim Botânico. “Fiquei vários meses de cama. Há um ano comecei a vir aqui e estou me sentindo bem mais disposto”, relata Santos.
Fugir do sedentarismo está entre os principais motivos para pessoas praticarem atividades esportivas. O vendedor Jair de Grande, 57 anos é assíduo de pista de caminhada e academias, onde faz exercícios físicos diários. “Ajuda em tudo, depois que comecei as atividades não tenho falta de ar e durmo bem a noite. Antes minha pressão arterial era alta e tinha que tomar remédios, hoje está normal 12 por 8”, comemora Grande.
A estudante de medicina veterinária na UEM de Umuarama, Loren Macias Castro, 21 anos aproveitou às férias em Ivaiporã, para sair do sedentarismo e iniciar as atividades físicas. “Está sendo muito bom, e pretendo continuar com as caminhadas, quando voltar às aulas em Umuarama”, comenta Loren.