CIDADES

min de leitura - #

Ivaiporã inicia plantio de mudas do ‘Minha Araucária’

Ivan Maldonado

| Edição de 07 de julho de 2018 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.


O projeto “Minha Araucária” desenvolvido em parceria entre a Prefeitura e o Conselho Municipal de Meio Ambiente de Ivaiporã vai semear as primeiras 200 mudas em área de aproximadamente meio hectare. A área foi cedida pela Furnas Centrais Elétrica na Vila Residencial de Furnas, e fica nas proximidades do lago. O projeto visa o resgate e a conservação da araucária, árvore símbolo do Paraná, que está entre as espécies da flora brasileira ameaçadas de extinção. 

Imagem ilustrativa da imagem Ivaiporã inicia plantio de mudas do ‘Minha Araucária’


Conforme a bióloga responsável pelo projeto, Denise Kusminski, além dessa área, a prefeitura já planeja o plantio de outras sementeiras no Jardim Universitário, Jardim Itapoã, Residencial Bela Vista e Residencial Casagrande. 
“A ideia é plantar de 500 a mil mudas por ano no município”, afirma. Ela justifica a necessidade de conservação e produção de sementes das Araucárias. “Por muitos anos, a Araucária foi alvo da exploração indiscriminada e, por isso, hoje é considerada uma espécie ameaçada de extinção”, enfatiza. 
De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Alaercio Bufalo, a prefeitura participa do projeto com apoio técnico e logístico para as criação das áreas de produção de sementes. O principal direcionamento do projeto é a execução em áreas rurais, loteamentos e áreas institucionais de Ivaiporã. “Poderão ser em áreas de preservação permanente, reserva legal, áreas consolidadas, loteamentos, parques, jardins, unidades de conservações, áreas constitucionais, entre outras. É um projeto muito bem pensado, que embora em áreas fragmentadas, colabora para a conservação da espécie” destaca. 
O prefeito Miguel Amaral (PSDB) acredita que a restauração de florestas com araucária contribuirá com o resgate da cultura local. “Recuperar esse bioma é fundamental para preservar o meio ambiente e conservar as nossas raízes”, destaca.
As mudas das Araucárias estão sendo produzidas pelo Viveiro Municipal de Ivaiporã e conta com o apoio do escritório regional do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), que também se propôs a aumentar o plantio de mudas no viveiro estadual para ajudar na recuperação. (IVAN MALDONADO)