CIDADES

min de leitura - #

Ivaiporã oferta mais de 5 mil exames e consultas em 4 meses

DA REDAÇÃO

| Edição de 01 de junho de 2021 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Mais de 5 mil consultas com especialistas e exames foram realizados entre fevereiro e maio na rede pública de Saúde de Ivaiporã. O balanço foi divulgado ontem pelo Departamento de Saúde. O Mutirão de Saúde foi uma determinação do prefeito Carlos Gil (PSD) e o vice-prefeito Marcelo Reis (PTB) para reduzir a fila de espera no setor. 

Segundo levantamento do Departamento Municipal de Saúde, até o dia 31 de dezembro de 2020, havia 6.141 exames de diagnóstico pendentes e 2.759 consultas de especialidades – totalizando 8,9 mil pacientes na fila de espera por atendimento, sem mencionar os exames de sangue. 
Entre os 8,9 mil pacientes que havia na fila de espera, 5.196 passaram por triagem. Desse total, 5.040 foram atendidos e encaminhados para as respectivas especialidades – restando 73 exames de diagnósticos 83 consultas de especialidades, que somam 156 pacientes para ser atendidos. 
Segundo a diretora do Departamento Municipal de Saúde, Cristiane Pantaleão, os pacientes que não passaram pela triagem não atenderam ao telefone, recorreram ao atendimento particular, relataram não sentir mais sintomas ou faleceram. Quem não conseguiu reagendar a consulta e/ou exame deve entrar em contato com a Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua casa.
“Quando fui nomeada pelo prefeito Carlos Gil para assumir o Departamento Municipal de Saúde, um dos maiores desafios apresentados foi cumprir a meta 4 do plano de governo – por em dia a fila de espera na saúde nos primeiros meses de gestão. Após triagem, constatamos que a maioria aguardava atendimentos agendados em 2018, 2019 e 2020”, comentou Cristiane Pantaleão.
Segundo ela, o principal motivo do atraso nos atendimentos estava relacionado ao pagamento insuficiente por parte da gestão 2017/2020 ao Consórcio Intermunicipal de Saúde. “Em 2020, a gestão anterior pagou R$ 86,4 mil ao Consórcio Intermunicipal de Saúde. Em 2021, a gestão Carlos Gil repassou R$ 314,5 mil entre 21 de janeiro e 30 de abril”, detalha. 

CONQUISTA
Segundo o prefeito Carlos Gil trata-se de uma grande conquista para o município atender 5.040 pacientes em 4 meses – especialmente devido à pandemia que exige dedicação das equipes de saúde para vacinar a população contra Covid-19 e Influenza, além do atendimentos nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e no Pronto Atendimento (Hospital Municipal) passar por reestruturação. “Com a saúde da população não se brinca. Assumimos a gestão empenhando a palavra que a fila de espera seria zerada na saúde e estamos prestes a cumprir. A estimativa é concluir a meta atendendo os 156 pacientes que restam para ser atendidos até o dia 15 de junho. Afinal, fomos eleitos porque a população acreditou no nosso plano de governo”, reconheceu Carlos Gil.