CIDADES

min de leitura - #

Jandaia do Sul lidera na geração de vagas de emprego em junho

Renan Vallim

| Edição de 21 de julho de 2018 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.


Dentre os cinco maiores municípios da região, apenas Jandaia do Sul teve saldo positivo de empregos formais em junho, com 66 novas vagas criadas. Somadas, estas cinco cidades perderam 55 vagas, aponta o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), órgão vinculado ao Ministério do Trabalho. Arapongas foi a cidade que registrou a maior quantidade de cortes, seguida por Apucarana. Ivaiporã e Faxinal completam a lista.

Imagem ilustrativa da imagem Jandaia do Sul lidera na geração de vagas de emprego em junho


Jandaia do Sul registrou 66 novas vagas de emprego com carteira assinada, mantendo o ritmo positivo que vem desde fevereiro. No mês anterior, o município já havia criado 35 vagas de trabalho. No acumulado do ano, foram gerados 284 postos de trabalho gerados em Jandaia do Sul.
A construção civil teve importante contribuição para o resultado positivo do município em junho. O cargo de servente de obras foi o que registrou maior saldo, com 15 novas vagas ocupadas no mês. Em seguida, aparece o cargo de motorista de caminhão, com 12 vagas, à frente de trabalhador de cana-de-açúcar, que gerou 10 novas vagas.
Em Arapongas, o índice fechou em baixa, com o corte de 52 vagas. Apesar de negativo, o número é melhor do que o do mês anterior, quando o município registrou saldo de menos 119 vagas. Já o acumulado do ano é positivo, com a criação de 239 postos de trabalho.
No mês de junho, o cargo de pedreiro foi o que mais cortou vagas, com redução de 12 postos de trabalho. Na sequência ficaram os cargos de ajudante de motorista e retalhador de carne, com menos 9 vagas cada.
Apucarana teve redução de 35 vagas no mês. O desempenho foi pior que o registrado em maio, quando 6 vagas haviam sido cortadas. No acumulado do ano, a cidade teve 230 postos de trabalho extintos.
Dentre os cargos com maior número de cortes está o de costureiro, com 20 postos de trabalho a menos no mês. O cargo de costureiro à máquina fica na segunda posição, com redução de 13 postos de trabalho, mesmo número registrado pelo cargo de cozinheiro.
Ivaiporã teve corte de 19 empregos formais no mês em questão. O resultado foi pior do que em maio, quando houve a criação de 8 vagas. Ao longo do ano, o município registrou 52 empregos a menos. Já em Faxinal, a redução em junho foi de 15 vagas. Em maio, houve a criação de 13 cargos. Desde janeiro, a cidade acumula uma redução de 34 postos de trabalho.
Pela primeira vez em 2018, as demissões em todo o Brasil superaram as contratações no mercado de trabalho formal em junho. O resultado ficou negativo em 661 vagas no mês passado. No acumulado do ano, o país está com saldo positivo de 32.998 vagas.
No Paraná, o resultado também ficou negativo, com o corte de 6.609 vagas. Desde janeiro, o estado está com saldo negativo: menos 4.811 postos de trabalho.