CIDADES

min de leitura - #

Jardim Alegre vai testar todos os servidores para coronavírus

DA REDAÇÃO

| Edição de 01 de abril de 2021 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A Prefeitura de Jardim Alegre está testando todos os servidores municipais para Covid-19. A ação integra o plano de ampla testagem da administração para identificar e prevenir o mais precocemente a disseminação do vírus. São 600 testes rápidos IgG e IgM doados ao município pela Provopar Estadual. 

O enfermeiro Renato Farias explica que o teste rápido IgC e IgM é para confirmar se o vírus está em fase ativa ou se tem memória imunológica. Quando o resultado é positivo para IgM, significa que a pessoa está ou esteve recentemente infectada, e se encontra em fase transmissível. Quando o resultado é positivo para IgG significa que a pessoa já entrou em contato com o vírus no passado.
Ao todo, foram realizados nesta primeira etapa 60 testes nos servidores da saúde. “Quatro servidores que estavam assintomáticos e testaram positivo foram encaminhados para exames PCR e vão aguardar isolados o resultado de exames que foram encaminhados ao Lacen”, explica Farias. 
Conforme a secretária de saúde Silvia Bovo Tsechuk, a previsão é que os testes sejam concluídos até a próxima semana. “Vamos testar todos o servidores”, completou. O município tem cerca de 400 funcionários.