CIDADES

min de leitura - #

Juizado Especial de Apucarana recebe reconhecimento em concurso

Renan Vallim

| Edição de 19 de junho de 2018 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Um projeto desenvolvido no juizado especial da Comarca de Apucarana ficou em 3º lugar em um concurso nacional promovido pelo Fórum Nacional de Juizados Especiais (Fonaje), ocorrido na semana passada em Macapá (AP). O projeto consiste no manejo sustentável de papel pelos servidores do órgão, fazendo com que o consumo das folhas fosse reduzido em até 50%.

Em seu 43º encontro, o Fonaje é realizado semestralmente. No entanto, esta foi a primeira edição que o concurso foi realizado, com o objetivo de valorizar práticas e programas em funcionamento que aumentem a eficiência do Judiciário. Em primeiro lugar ficou um projeto desenvolvido no Ceará, seguido por um juizado do Rio Grande do Norte e pelo projeto de Apucarana.

De acordo com o chefe de secretaria do Juizado Especial de Apucarana, Fernando Garcia, o projeto consiste em reduzir o uso de papel e dar a destinação correta às folhas utilizadas. “Sempre que precisamos citar os envolvidos em ações, enviávamos uma carta e, em anexo, uma cópia do ato em questão. Hoje, encaminhamos junto à citação apenas o código do processo, para que a consulta ao ato seja feita digitalmente, o que economiza na impressão e também no uso da impressora”, destaca.

Segundo ele, esta medida fez com que os gastos em papel e toner de impressora caíssem até 50%. “Antes, chegávamos a usar cerca de 2,5 mil folhas de papel por semana. Este número hoje é de 1 mil folhas semanais pois, juntamente com a redução do uso do papel, houve também a queda no número de processos”, destaca.

Já o papel que precisa ser utilizado é, ao ser descartado, enviado à reciclagem. “É importante para o meio ambiente e também para desenvolver a cidadania entre os profissionais que trabalham no Juizado Especial”, ressalta Fernando.

Atualmente, quase 5 mil processos estão em tramitação no Juizado Especial de Apucarana, sendo cerca de 3,8 mil ligados à área Cível, 600 processos criminais e 500 de Fazenda Pública.