CIDADES

min de leitura - #

Ligação das regiões leste e norte terá iluminação de LED

DA REDAÇÃO

| Edição de 26 de setembro de 2020 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O Instituto de Desenvolvimento, Pesquisa e Planejamento de Apucarana (Idepplan) está dando início ao projeto de modernização da iluminação pública nas avenidas Central do Paraná e Aviação, eixo  que une as regiões norte e leste da cidade. A obra faz parte de um investimento global de R$ 2,7 milhões, contemplando diversos bairros e parte da área central.

Segundo a prefeitura, toda extensão das duas avenidas em um percurso de 6 km, passará a dispor de iluminação com tecnologia de LED. 
“Estas duas avenidas concentram uma expressiva área comercial e, em função destas características, decidimos implantar uma iluminação de alta eficiência”, justifica o prefeito Junior da Femac, enfatizando que as duas vias são referência principal para cerca de 50 bairros.
O engenheiro eletricista e diretor-presidente do Idepplan, Lafayete Luz, informa que os trabalhos foram iniciados há três dias e têm um prazo estimado de quinze dias para conclusão, ou seja, até o dia 10 de outubro.
Lafayete informa que serão instaladas um total de 164 luminárias de LED nas avenidas Aviação e Central do Paraná, com potência de 190 Watts. As duas vias até agora eram servidas com luminárias de vapor de sódio de 150 a 400 Watts, que é algo considerado muito obsoleto na atualidade. 
“A diferença de luminosidade, certamente será incomparável, garantindo mais segurança e visibilidade nestas regiões atendendo com mais qualidade os comerciantes, prestadores de serviços, moradores e condutores de veículos que se utilizam das avenidas Central do Paraná e Aviação”, avalia o engenheiro eletricista.
Pela sua importância no contexto da cidade, como eixo central na ligação das regiões leste e norte, segundo Luz, as duas vias precisavam de um sistema de melhor qualidade. “A Aviação e Central do Paraná representam a força econômica desta região que vem avançando e onde é perceptível o crescimento do comércio”, argumenta Luz, acrescentando que a região está sendo priorizada por decisão do prefeito Junior da Femac.
A Avenida Aviação começa no Residencial Sumatra e segue até o viaduto do Jardim América, onde passa a ser denominada de Avenida Central do Paraná até a Avenida Brasil, trecho urbano da BR-369, na saída para Londrina.