CIDADES

min de leitura - #

Liminar obriga porta-giratória nos Correios de Mandaguari

Da redação

| Edição de 21 de março de 2017 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Um liminar concedida pela 4ª Vara do Trabalho de Maringá dá aos Correios um prazo de 120 dias para cumprirem ordem judicial de colocação de câmeras de videomonitoramento na agência em Mandaguari. A decisão também implica na contratação de vigilância e da instalação de porta giratória com detector de metais na unidade, que funciona como Banco Postal.
A liminar, a qual cabe recurso, foi obtida pelo Sindicato dos Trabalhadores nos Correios do Paraná (Sintcom-PR), que cobra da empresa as mesmas obrigações de segurança de uma agência bancária para proteção de trabalhadores e usuários dos serviços.
“A decisão é importante para proteger a vida dos trabalhadores e das pessoas que de um modo geral frequentam as agências dos Correios”, disse o advogado responsável pela causa do Sindicato, João Guilherme Walski de Almeida.
Segundo o sindicato, desde que adotou os serviços de Banco Postal, e incrementou as atividades e transações financeiras no interior das agências, a empresa precisa garantir a segurança das pessoas. “Para além da segurança no ambiente de trabalho, estamos falando de proteção da vida porque os assaltos têm sido uma constante”, completou.
A Justiça do Trabalho já se mostrou favorável à ação do Sintcom-PR no ano passado em Agudos do Sul, na região metropolitana de Curitiba. O sindicato ainda move ações junto às Varas do Trabalho das jurisdições de Cianorte e Apucarana, exigindo que os mesmos mecanismos de segurança sejam instalados nas agências/Bancos Postais das cidades de Japurá e Novo Itacolomi. Também para outros municípios.

MAIS LIDAS