CIDADES

min de leitura - #

Mães destacam atendimento em partos e na UTI Neonatal

Da redação

| Edição de 17 de fevereiro de 2019 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Viviane de Lourdes Lima é mãe de Kaué, que está há 48 dias sob os cuidados da equipe da UTI Neonatal do Hospital da Providência Materno Infantil de Apucarana. Com apenas 24 semanas de gestão, ele nasceu no dia 31 de dezembro, pesando apenas 530 gramas.

Depois da preocupação inicial, hoje a mãe é só alegria e agradecimento, ao ver seu filho com 1.350 kg. “Todo esse peso que ele ganha é comemorado. Hoje ele está forte e firme, sendo super bem cuidado. A equipe da UTI Neonatal tem um carinho especial com meu filho. Não tenho do que reclamar, só tenho que agradecer a Deus e a equipe do Providência”, relata Viviane.

Imagem ilustrativa da imagem Mães destacam atendimento em partos e na UTI Neonatal


Natalia Nunes da Rosa Pereira é outra mãe que acompanha a recuperação das filhas na UTI Neonatal. As gêmeas, Giovana e Helena, nasceram prematuras de 8 meses, no dia 8 de fevereiro. Uma precisou do atendimento na UTI Neonatal por dificuldade na respiração e a outra pelo baixo peso. “Recebi toda assistência possível desde a minha entrada no hospital e nesta fase de recuperação das minhas filhas. Tudo está transcorrendo dentro do previsto e logo saio com elas daqui cheias de saúde”, planeja. Natalia.
Conforme pondera a irmã Geovana Ramos, diretora geral do Hospital da Providência Materno Infantil, essa é a rotina da instituição. “Somos referência em gestação de alto risco para 17 municípios e lidamos com estas situações diariamente”, assinala.
Ela argumenta que o registro de uma média de óbitos mais alta nas últimas semanas foi uma sucessão de casos extremos, com problemas de má formação fetal ou com a saúde das gestantes. “Tudo está sendo devidamente analisado pela 16ª Regional de saúde, que irá comprovar essa situação”, diz. 
O médico Altimar Carleto, chefe da 16ª Regional de Saúde, esclarece que é rotina da saúde pública investigar qualquer óbito. Ele relembra que dos 12 casos, apenas um, efetivamente, preocupa e merece uma avaliação mais aprofundada e destaca que o Providência Materno Infantil é referência em gestação de alto risco e, portanto, recebe todos tipos de casos mais complicados. “A população de Apucarana e região pode ficar tranquila, em relação à estrutura, equipamentos e qualidade da equipe profissional do Providência”, assinala.

ACOMPANHAMENTO
De acordo com o médico obstetra Sérgio Luiz Rigon Filho, as gestantes possuem acompanhamento contínuo durante o trabalho de parto. “Tanto o médico obstetra plantonista, como a equipe de enfermagem monitoram todo o trabalho de parto, realizando exames de cardiotocografias, que avaliam a vitalidade do bebê", informa.
O obstetra explica que o trabalho de parto pode durar em média de 8 a 12 horas e neste período é proporcionado um atendimento diferenciado para que a paciente se sinta o mais confortável possível. "Durante o pré-parto, a gestante fica em uma enfermaria específica, próxima a sala de parto onde há leito especial. Lá ela pode ficar em posição adequada, para aliviar o desconforto da dor até o momento da realização do parto", explica Rigon Filho.

UTI Neonatal e pediátrica conta com 10 leitos
A UTI Neonatal e Pediátrica do Hospital da Providência Materno Infantil foi inaugurada em 2004 e conta com 8 leitos para pacientes Neonatais e 2 leitos pediátricos. Em 2018 foram realizados 182 internamentos, mantendo uma taxa de ocupação em média de 89%.
A UTI NEO é composta por uma equipe multidisciplinar formada por fisioterapeutas, nutricionistas, médicos intensivistas, enfermeiros e técnicos de enfermagem para atendimento integral. O médico pediatra intensivista, João Vicente, detalha que a UTI Neonatal dispõe uma equipe médica e de enfermagem que acompanham de perto o tratamento dos pacientes por 24 horas.
“Toda criança que está na UTI Neonatal é considerada de alto risco e temos profissionais preparados para atendê-la. São realizadas visitas constantes pela equipe multidisciplinar, temos o atendimento do médico diarista da UTI Neonatal que repassa informações aos pais sobre a evolução e assistência prestada durante as últimas 24 horas, e médicos plantonistas intensivistas para o melhor tratamento aos pacientes”, relaciona o médico intensivista.
A UTI Neonatal também conta com serviços diferenciados para trazer conforto e auxiliar na recuperação dos bebês, como “polvo do amor” e banho de ofurô para fortalecer os laços entre os familiares e o paciente. A unidade possui a visita do irmãozinho e comemoração de datas especiais como o dia das mães, dos pais, Natal, Páscoa e do primeiro mês de vida dos pacientes internados.

Banco de Leite Humano é credenciado pela Fiocruz
Para o desenvolvimento dos bebês internados na UTI Neonatal, a instituição dispõe do serviço de Banco de Leite Humano, que através das doações de leite materno, alimentam os recém-nascidos internados na unidade, que assim ganham nutrientes necessários para seu desenvolvimento. “Só o leite materno transmite todos os anticorpos e produz a imunidade que os bebês precisam e, no caso dos prematuros, por terem o estômago e intestino imaturos, precisam ser nutridos exclusivamente com o leite materno”, explica a coordenadora do Banco de Leite, Julia Parra. 
O Banco de Leite Humano é reconhecido por sua atuação, recebendo o certificado de credenciamento pela Fiocruz por cinco anos consecutivos. Filha de Miriam Caroline de Andrade, Maria Luiza nasceu após 32 semanas de gestação e com 1.340 kg. Passou 44 dias na UTI Neonatal do Hospital da Providência e durante todo o internamento recebeu leite materno da própria mãe e de doadoras.
“A equipe do Banco de Leite me ajudou a manter minha produção. Minha filha saiu da UTI Neonatal mamando no peito e cheia de saúde. Fico muito agradecida aos médicos e enfermeiros que acolhem nossos filhos como se fossem deles”, afirma Miriam.
O Banco de Leite distribui em média 70 litros de leite materno ao mês para suprir a necessidade dos pacientes dos leitos da UTI Neonatal e UCINCo, realizando em média cerca de 3 mil atendimentos ao ano.
O Hospital da Providência é referência para gestação de alto risco para os 17 municípios que compõe a 16ª Regional de Saúde do Estado e dispõe de uma equipe com médicos plantonistas 24 horas, médico de apoio e médico reserva à distância. Em 2018 foram realizados mais de 58 mil exames, 2.808 nascimentos e mais de 1000 partos de alto risco.