CIDADES

min de leitura - #

Maioria dos municípios da região gerou empregos em 2020

DA REDAÇÃO

| Edição de 05 de janeiro de 2021 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

De acordo com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), 15 dos 27 municípios da região registrou saldo positivo na criação de empregos em 2020, o que equivale a 55,6%, mesmo com a pandemia. Os dados, referentes ao período de janeiro a novembro, apontam que a região composta pelo Vale do Ivaí mais Arapongas gerou 2.874 novas vagas de emprego.
Só em novembro, último período disponibilizado pelo Caged, foram 17 as cidades da região que tiveram saldo positivo, o que mostra uma evolução na geração de empregos na região. Com mais demissões do que contratações com carteira assinada ficaram os municípios de Grandes Rios, Lunardelli, Novo Itacolomi, Rio Bom, Rio Branco do Ivaí, São João do Ivaí, Marumbi, São Pedro do Ivaí e Jandaia do Sul. No entanto, apenas nas três últimas cidades, o saldo negativo ficou maior do que 2 vagas perdidas. Ariranha do Ivaí ficou com saldo zero.
Entre as cidades com maiores saldos em novembro, Apucarana e Arapongas são os principais destaques. Apucarana ficou gerou 345 novas vagas em novembro e Arapongas, 476.
O presidente da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Apucarana (Acia) Jayme Leonel acredita que os resultados são reflexo da recuperação tanto da indústria do vestuário quanto do comércio. “A construção civil e o setor do vestuário sem dúvidas estão puxando essa retomada na cidade. Também ficamos satisfeitos com as vendas do comércio no final de ano, movimentação que também gerou contratações no setor. Esperamos que essa tendência continue ao longo deste ano”, disse.
Para o presidente do Sindicato da Indústria Moveleira de Arapongas (SIMA) Irineu Munhoz, a retomada dos empregos se deve ao aquecimento da indústria. “As indústrias estão produzindo a todo vapor para atender a demanda, o que requer novas contratações. De uma forma geral, a retomada da indústria está ligada a retomada dos empregos e o saldo só não é ainda melhor por conta da falta de matéria prima que o setor enfrenta”, pontuou.

PARANÁ
Em novembro, 71% dos 399 municípios do Paraná apresentaram saldo positivo na criação de postos de trabalho com carteira assinada. Ou seja, 284 cidades tiveram mais admissões do que demissões no período.
De acordo com o Caged, 23 municípios (6%) permaneceram zerados no penúltimo mês de 2020, com o mesmo número de contratações e desligamentos. Outras 92 cidades (23%) fecharam com estoque negativo de emprego, sendo que 61 delas (66%) perderam até dez vagas, com boas chances de reversão em curto tempo.
“Planejamos a retomada com foco na recuperação do emprego e da renda dos paranaenses. Focamos em aliar os investimentos públicos aos investimentos privados, incentivando o consumo de produtos regionais e a aceleração de obras de infraestrutura. São pontos que fazem com que muitos empregos sejam criados rapidamente”, destaca o governador Carlos Massa Ratinho Junior.