CIDADES

min de leitura - #

Mais 36 leitos exclusivos de covid são desativados na região

DA REDAÇÃO

| Edição de 19 de novembro de 2021 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Com a redução das taxas de ocupação, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) descredenciou mais 36 leitos exclusivos para covid na região da 16ª Regional de Saúde (RS) de Apucarana. Foram 10 leitos no setor de enfermaria e 26 na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no Hospital Norte Paranaense (Honpar) em Arapongas, que equivalem a 26% do total geral de leitos da regional. Essa é a segunda redução de vagas de covid no mês.

No início de novembro, a Sesa descredenciou todos os 20 leitos de enfermaria para Covid-19 do Instituto Paranaense de Saúde Nossa Senhora de Fátima, em Jandaia do Sul, e 29 leitos de enfermaria do Hospital da Providência, em Apucarana. Com a nova redução, são 89 vagas descredenciadas.
A diminuição na quantidade de leitos para o tratamento acontece por conta do menor número de casos e transmissão do coronavírus na região. Mesmo com a menor oferta de vagas, as taxas de ocupação seguem baixas. Ontem, todos os hospitais de referência da 16ª RS mantinham 17 pacientes adultos internados.
Agora, o Honpar mantém 20 leitos para tratamento na enfermaria, dos quais apenas um estava ocupado ontem (5%) e 30 leitos na UTI, que  tinha ontem quatro pacientes (13%) internados. 
Em Apucarana, no Hospital da Providência, a ocupação dos leitos de enfermaria está em 17%, com 5 pacientes internados nos 29 leitos disponíveis. Na UTI, a ocupação está em 30%, com 7 pacientes internados para 23 leitos ofertados. 
JANDAIA DO SUL
Nos municípios, a redução de casos também implica na desmobilização de estruturas de atendimento. Nesta semana, Apucarana encerrou o Pronto Atendimento do Covid (PAC), que funcionava em anexo à Autarquia Municipal de Saúde (AMS). O município registrou ontem 3 novos casos de covid.
Ontem, o Departamento de Saúde de Jandaia do Sul anunciou que vai encerrar, a partir de amanhã, as atividades do Hospital de Campanha. Já o  Centro de Tratamento da Covid-19 continuará funcionando para consultas de suspeitas/casos e quadros com síndromes gripais.