CIDADES

min de leitura - #

Mais de 15 mil enfrentam mau tempo para rezar à Santa Rita

Ivan Maldonado

| Edição de 23 de maio de 2017 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A chuva intensa que caiu no final de semana não afugentou os romeiros das festividades religiosas em homenagem à Santa Rita de Cássia, em Lunardelli. Segundo informações da organização da festa, somente no domingo mais de 15 mil devotos passaram pelo santuário dedicado à santa, cujo dia foi comemorado ontem. A equipe de recepção aos romeiros registrou a chegada de 167 ônibus e micro-ônibus e mais 52 vans, totalizando 219 romarias.

Imagem ilustrativa da imagem Mais de 15 mil enfrentam mau tempo para rezar à Santa Rita

Durante o dia todo, os veículos de romeiros chegavam a cidade deixando os devotos em frente da igreja do santuário. Silvia Pena Ludge veio a cidade com a romaria de Telêmaco Borba e estava bastante emocionada. “É a primeira vez, que venho aqui e pretendo retornar nos próximos anos. Estou muito feliz por sentir a presença do senhor nesse santuário”, comentou Silvia.
Apesar da chuva, muitas pessoas da região também foram a pé a cidade de Lunardelli, inclusive algumas pagando promessas. Um grupo de fieis da cidade de Ivaiporã, que percorreu 22 quilômetros a pé, chegou ao Santuário por volta das 9h30. “Saímos de madrugada às 4 horas. Está frio e estamos chegando molhados, mas a fé é muito maior. Vale a pena, durante o ano recebemos muitas graças, e viemos agradecer”, disse a romeira Marcia Aparecida dos Santos.

IGREJA LOTADA
A igreja, que tem capacidade para 2 mil pessoas, ficou pequena para receber tantos romeiros, nas cinco missas que aconteceram no decorrer do dia. De acordo com o reitor do Santuário, padre Célio Marcos Tarozo o número de romarias é recorde. “É impressionante, tanta chuva e o povo fiel, firme aqui no santuário. Isso mostra a devoção do nosso povo, que aumenta a cada dia. Um povo que vem em busca de Deus e volta para a casa com o coração cheio de paz”, comentou padre Célio.
O prefeito de Lunardelli, Reinaldo Grola (PTB), que também participou das festividades destacou a importância do santuário para cidade.
“A gente fica até emocionado de ver como é forte a fé da população, a fé do povo em Santa Rita de Cássia. Um dia com tanta chuva na estrada o povo lotando as ruas da cidade”, completou Grola.

TESTEMUNHOS
Durante as missas também foram relatados testemunhos emocionados das graças recebidas por intercessão de Santa Rita de Cássia. Adriana Cominato Matos, da cidade de Cianorte, relatou que passou por três cirurgias e se curou de um glaucoma. “Fui pedindo a Deus que primeiramente colocasse as mãos nos médicos. Só tenho a agradecer, pois corria o risco de perder a visão e Graças a Deus deu tudo certo”.
A romeira Elvira da Silva, de Cascavel, contou foi curada de uma ferida infeccionada em volta da orelha que a acompanhava há vários anos. “Tinha ido em médico e não sarava. No ano passado, estive aqui na gruta e lavei com a água dos pés de Santa Rita e fiz o pedido de cura. Hoje estou retornando aqui para agradecer”.