CIDADES

min de leitura - #

Mais de 60 mil alunos entram em recesso na rede pública da região

Renan Vallim

| Edição de 16 de julho de 2017 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Sessenta e três mil alunos da rede pública de ensino entram em recesso escolar a partir de amanhã nas principais cidades da região. O retorno às aulas está previsto entre os dias 26 e 31. Em Apucarana, o calendário precisou ser adaptado, já que o município sedia os Jogos Escolares do Paraná (JEPs) Categoria A. Os atletas participantes do evento ficarão em escolas transformadas em alojamentos.

De acordo com o Núcleo Regional de Educação (NRE) de Apucarana, 36 mil alunos tiveram a última aula do semestre letivo na sexta-feira (17). “Os professores voltam no dia 24 para dois dias pedagógicos. Já a maioria dos alunos retorna no dia 26, a não ser os de Apucarana, que voltam apenas no dia 31 por conta dos JEPs”, destaca Maria Onide Balan Sardinha, chefe do NRE apucaranense.

Imagem ilustrativa da imagem Mais de 60 mil alunos entram em recesso na rede pública da região
Aulas serão retomadas entre os dias 26 e 31 deste mês / Sérgio Rodrigo


Os JEPs acontecem entre os dias 21 e 29 deste mês em Apucarana pela Categoria A (alunos entre 15 e 17 anos). Serão 5 mil participantes, entre alunos-atletas e professores. Eles ficarão alojados em colégios e, por isso, as aulas voltarão apenas com o término das competições.
No NRE de Ivaiporã, 16 mil alunos entram em recesso. Eles seguem o cronograma normal estipulado pela Secretaria Estadual de Educação (SEED), com retorno previsto para dia 26 para os alunos, seguindo até 20 de dezembro, quando será encerrado o ano letivo de 2017.
A secretária de Estado da Educação, professora Ana Seres, destaca a importância dos debates da Semana Pedagógica, ao afirmar que esses dias de trabalho com os professores e funcionários da educação, dentro da escola, vão dar oportunidade à formação continuada dos profissionais.
“São promovidas discussões sobre temas importantes que afetam a vida dos estudantes e que fazem parte do cotidiano da escola”, diz a secretária. Nesta semana pedagógica, a segunda deste ano, o foco está na gestão e em debates mais detalhados sobre conselho de classe, abandono escolar, mediação de conflitos, relações interpessoais no ambiente escolar e alimentação dos nossos estudantes.

MUNICÍPIOS
Em Apucarana, os 11 mil alunos matriculados também entram em recesso amanhã. O retorno para os professores está previsto para o dia 24, quando acontece a Semana Pedagógica. Para os alunos, a volta é dia 31. Já os matriculados nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) retornam antes, no dia 25.
Na rede municipal de Arapongas, os 9,8 mil alunos já estão em recesso desde a última segunda-feira (10). O retorno dos professores acontece dia 24 e o dos alunos, um dia depois. Os CMEIs entraram parcialmente em recesso, tendo em vista que alguns não pararam as atividades.