CIDADES

min de leitura - #

Médicos começam a se apresentar para substituir cubanos

Da Redação

| Edição de 30 de novembro de 2018 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Seis médicos já se apresentaram para substituir os 10 profissionais cubanos do programa “Mais Médicos” que estavam trabalhando na Autarquia Municipal de Saúde (AMS), de Apucarana. Eles foram conhecer a estrutura da AMS e tem agora até 14 deste mês para apresentar a documentação necessária. 

Segundo o Superintendente da Atenção Básica da Autarquia de Saúde, Marcelo Viana de Castro, a intenção é que pelos menos cinco desses médicos comecem a atender nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) já a partir da próxima semana. Ele diz acreditar que os demais devem se apresentar dentro do prazo. “Acho que não teremos problemas em substituir todos os cubanos”, assinala. 
Ele explica que o processo de encaminhamento da documentação é online. “Se as informações estiverem corretas, nos homologamos os contratos e os profissionais já podem começar a trabalhar”, assinala Marcelo. 
Segundo ele, a saída inesperada dos cubanos gerou transtornos no atendimento, já que havia muitas consultadas agendadas. No entanto, ele assinala que a Autarquia de Saúde redistribuiu os atendimentos entre os profissionais das UBS’s. “Prejudicou o atendimento, porque foi algo inesperado, mas estamos conseguindo manter o atendimento sob controle”, afirma, observando que a rede básica contava, incluindo os dez cubanos, com 43 médicos. 
Em todo país, 1.061 médicos já se apresentaram nos municípios onde irão substituir os cubanos do programa Mais Médicos, informou o Ministério da Saúde na quinta-feira (29). Esse número representa 12,7% dos 8.345 que já estão alocados pelo processo de inscrição. 
Segundo o órgão, 98% das 8.517 vagas já foram preenchidas. Os profissionais podem se inscrever até o dia 7 e devem se apresentar aos municípios até o dia 14 de dezembro.  (FERNANDO KLEIN)