CIDADES

min de leitura - #

Medidas contra o coronavírus marcam eleições na região

DA REDAÇÃO

| Edição de 17 de novembro de 2020 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Apesar da eleição 2020 ser considerada atípica devido à pandemia do coronavírus, o Vale do Ivaí registrou uma votação tranquila neste domingo com poucos registros de intercorrências. 

Para a juíza eleitoral de Apucarana, Ornela Castanho, as expectativas das eleições 2020 foram alcançadas e tudo transcorreu da maneira esperada. “Em relação à pandemia, as expectativas foram alcançadas, já que a maior parte das pessoas seguiram as exigências de usar máscara, manter o distanciamento social, além de outras medidas de segurança”, acrescenta. 
Cinco pessoas foram presas neste domingo (15) durante as eleições em Apucarana e Cambira. De acordo com a juíza eleitoral Ornela Castanho, duas pessoas foram presas em Apucarana e três pessoas em Cambira. “Todas essas prisões foram devido à boca de urna, a entrega de santinhos. As pessoas detidas não são candidatas a prefeito, nem a vereador”, explica. 
Conforme a juíza, duas das três prisões foram feitas por ela e pelo promotor de Justiça Eduardo Augusto Cabrini, na manhã de ontem, em Cambira, e outra pela Polícia Militar. Já umas das ocorrências em Apucarana, aconteceu no Colégio Estadual Tadashi Enomoto e a outra em frente ao Colégio Eleitoral José de Alencar. 
Em Arapongas, as eleições também transcorreram com tranquilidade e não houve nenhuma prisão. De acordo com tenente Igor Lucio Goldin, da 7ª Companhia da Polícia Militar (CIPM), apenas uma ocorrência foi registrada durante todo o dia. “Tivemos apenas o caso de um candidato a vereador que estaria espalhando santinhos próximo a uma escola, mas quando os policiais chegaram ele já havia fugido. No mais, tudo transcorreu com muita tranquilidade”, afirma.
Na região de Ivaiporã, apenas quatro pessoas foram detidas após ter sido flagradas entregando propaganda eleitoral. “Dessas quatro pessoas, duas eram candidatos a vereador”, comenta o major Élio Boing, da 6ª CIPM. Os casos foram registrados em Jardim Alegre, Ariranha do Ivaí e Borrazópolis”, comenta. Segundo ele, em Faxinal, um mesário foi denunciado por estar pedindo votos e foi substituído. “Como não houve provas, ele não foi detido”, comenta
URNAS
Em relação às urnas, houve necessidade de troca de nove dispositivos em Apucarana, Cambira, Arapongas, Ivaiporã e Califórnia.
Em Apucarana, três urnas do Colégio Platão e escola Senador Marcos Freire foram trocadas. Já em Cambira, uma urna que estava instalada no Colégio Rosa Delucia Calsavara também foi substituída. 
Em Ivaiporã apenas três urnas da 93ª Zona Eleitoral tiveram que ser substituídas. Segundo a chefe de cartório do Fórum Eleitoral de Ivaiporã, Rafael Paschoal, os problemas foram no Colégio Ardinal Ribas em Arapuã; no Cristovão Colombo, em Jardim Alegre e Dom Pedro I, no município de Lidianópolis. “Foram problemas bem simples e as eleições estão transcorrendo dentro do esperado”, afirma.