CIDADES

min de leitura - #

Memorial vai preservar a cultura e história dos ucranianos em Apucarana

Da Redação

| Edição de 10 de abril de 2019 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Entre os primeiros pioneiros de Apucarana, a comunidade ucraniana vai ganhar um memorial para preservar a cultura e história das famílias. O espaço está sendo construído  anexo à Igreja Ucraniana Divino Espírito Santo.

Segundo o padre José Hadada, o memorial será composto de duas salas em um prédio com cúpula e campanário. O projeto é da Associação Cultural Étnico Ucraniana de Apucarana (ACEUA).
“Os ucranianos fazem parte da história do município, junto com os japoneses que foram os primeiros que aqui chegaram, e a nossa intenção é que com o memorial seja preservada toda essa história”, afirmou o padre José Hadada. Ele explica que o memorial contará com um museu. “Exposição de pêssankas, bordados, fotografias e outros materiais para que a história do nosso povo fique preservado”, afirma o padre de rito ucraniano católico.
Segundo ele, a obra tem um investimento estimado de R$ 100 mil a R$ 120 mil e a expectativa é que o projeto seja finalizado até 24 de agosto, data em que se comemora a independência da Ucrânia. Ele destaca que o objetivo é tanto resgatar o passado como incentivar a cultura atual. “Vamos começar com peças históricas e abrir espaço para os que as famílias e os jovens estão desenvolvendo no presente para preservar a cultura”, comenta.
A obra será executada em terreno de 679 metros quadrados pertencente à Prefeitura de Apucarana, localizado ao lado da sede da igreja, na Rua Osório Ribas de Paula. 
O documento de cessão de uso e ocupação da área foi entregue pessoalmente pelo prefeito Júnior da Femac ao pároco José Hadada. “Aos 75 anos, nossa querida Apucarana olha sua história e identifica algumas riquezas. Uma delas é a presença do Padre José Hadada. Ele simboliza essa força da grande colônia ucraniana que nós temos em Apucarana. A maior do norte do Paraná. É um orgulho para nós podermos participar deste momento, passando hoje a cessão deste terreno à igreja”, disse o prefeito.
Ele parabenizou a iniciativa da ACEUA em erguer um memorial. “Será um local belíssimo onde toda Apucarana poderá apreciar a cultura ucraniana, com a parte dos artesanatos (pêssankas) e toda a sua rica história e tradição”, comenta.
Padre José Hadada fez questão de agradecer a atitude do prefeito de Apucarana. “Essa cessão já havia sido garantida, como um compromisso conosco, e hoje selado através de documentação. 

MAIS LIDAS