CIDADES

min de leitura - #

Mesmo reformado, terminal é alvo de vandalismo em Arapongas

CINDY SANTOS

| Edição de 06 de julho de 2019 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O banheiro masculino do Terminal Urbano de Arapongas foi alvo de vandalismo, em menos de um mês após reforma. O espaço, que havia recebido novas torneiras, válvulas e portas, foi depredado. Funcionários do terminal ouvidos pela Tribuna confirmaram que a situação ocorre com frequência, mesmo depois de todo espaço ter sido revitalizado.

Imagem ilustrativa da imagem Mesmo reformado, terminal é  alvo de vandalismo em Arapongas

Além da reforma nos banheiros, a Companhia de Desenvolvimento de Arapongas (Codar), construiu uma calçada no entorno, alargou a faixa de asfalto e providenciou a pintura do prédio, com investimento total de R$ 120 mil. 
A dona de casa Fátima Aparecida Mastro, 63 anos, elogiou as melhorias. Ela depende do transporte coletivo e diz que frequenta o terminal todos os dias. “Moro no Jardim Casa Grande e sempre venho ao centro pagar contas e fazer compras. Também cuido do meu neto e uso o ônibus para levar ele para a escola e também para buscar”, conta. 
Fátima percebeu que o banheiro feminino recebeu melhorias e disse que antes não havia portas no local. “Estava muito feio, sem condições de uso. Mas isso é culpa dos vândalos que vivem destruindo o terminal. Deveriam contratar um segurança”, comenta. 
O auxiliar de produção, Adenício Benício da Silva, 49 anos, compartilha da mesma opinião. “É preciso ter uma pessoa cuidando do terminal, porque aqui tem muito vandalismo. O banheiro masculino sempre está com problemas por conta de pessoas que vão lá e destroem as torneiras e as portas”, conta. 
A auxiliar de serviços gerais Neuza Maria Batista, 53 anos observou que o telhado também precisa ser reformado. “As telhas têm uns furos e quando chove molha os bancos e não tem como sentar. E eu fico em média 40 minutos aguardando ônibus no terminal, muitas vezes estou cansada”, comenta. 
De acordo com o vice-prefeito e secretário de Obras, Jair Milani, embora a prefeitura tenha realizado a reforma, a segurança e manutenção do terminal é responsabilidade da empresa detentora da concessão. “Nós fizemos a manutenção do prédio e infelizmente os vândalos vão lá e quebram. Mas o terminal é responsabilidade da TUA que tem a concessão. Então a segurança é responsabilidade da empresa que também deve fazer a manutenção”, reitera 
Segundo Milani, por hora, não há previsão de novas melhorias no terminal.