CIDADES

min de leitura - #

Milho safrinha pode registrar produtividade recorde

Ivan Maldonado

| Edição de 17 de maio de 2017 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A pouco menos de 30 dias para o início das primeiras colheitas da 2ª safra do milho na regional de Ivaiporã da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento (Seab), produtores estão com boas expectativas. Mesmo com a queda dos preços nos últimos meses de R$ 24 a saca de 60 kg para cerca de R$ 21 o clima tem colaborado com a produção do grão, e a expectativa é de produtividade recorde.
Segundo o técnico do escritório do Departamento de Economia Rural, Mario Iurino (Deral), de São João do Ivaí, de um modo geral, as lavouras de milho 2ª safra estão muito bem, com um desenvolvimento bastante satisfatório e, consequentemente com uma excelente perspectiva de produtivid

Imagem ilustrativa da imagem Milho safrinha pode registrar produtividade recorde

ade.

“A expectativa é que seja a maior safra da história da região, em termos de milho safrinha. Acreditamos que na média a produção deve ficar acima de 200 sacas por alqueire. São João do Ivaí que hoje é o município que mais planta o milho safrinha aqui na nossa regional e a expectativa dos produtores é para mais de 220 sacas. Vamos ter produtores com 350 sacas por alqueire. Este é o ano do milho safrinha, pena que houve queda no preço”, relata Iurino. Na última safra a média da região foi de 170 sacas por alqueire.
Ainda segundo Iuriono, no geral a cultura se encontra em fase final de frutificação e início de maturação. “Tivemos um clima ideal desde o plantio, embora houvesse expectativa de seca, isso não aconteceu. Até agora, as condições pluviométricas foram sossegadas, dentro do que precisa a lavoura para um bom desenvolvimento”, enfatiza o técnico do Deral.
A previsão do início da colheita do milho é para o início de junho. “Dentro de uns 20 a 30 dias, já teremos áreas que podem ser colhidas. Mas o forte da colheita mesmo é para o mês de julho”, completa Iurino.
Na regional de Ivaiporã, de acordo com informações do Deral, a área plantada de milho safrinha neste ano é de 46,8 mil hectares. A estimativa, caso o clima continue colaborando é que os produtores colham 248.560 toneladas. Em 2016 foram colhidos na regional 123.050 toneladas grão. (IVAN MALDONADO)