CIDADES

min de leitura - #

Modernização da iluminação chega ao Jardim das Flores

DA REDAÇÃO

| Edição de 18 de setembro de 2020 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A Prefeitura de Apucarana segue cumprindo o cronograma de serviços que visa tornar mais eficiente o sistema de iluminação pública da cidade. O mais novo bairro contemplado nesta semana, é o Jardim das Flores, onde os moradores estão constatando um substancial ganho de luminosidade.

No Jardim das Flores os serviços estão em fase de conclusão. Foram instaladas 170 luminárias com potência de 100 Watts; e outros 55 unidades de 150 Watts. E a Rua Colonial, que é a principal do bairro, está ganhando 28 luminárias de 190 Watts, com padrão LED. 
O diretor presidente do Idepplan, engenheiro eletricista Lafayete Luz, avalia que o novo sistema de iluminação pública irá valorizar bastante o Jardim das Flores, que tem localização estratégica na ligação entre as regiões leste e sul de Apucarana.
Lafayete Luz revela que estão sendo investidos R$ 3,8 milhões para a troca de cerca de 5 mil pontos de luz, sendo que deste total 1.800 serão de padrão LED. “Há quatro anos, o ex-prefeito Beto Preto já havia instalado 5 mil luminárias mais eficientes, de vapor metálico e agora o prefeito Junior da Femac fez uma reserva de recursos para dar continuidade na modernização da iluminação”, informa o engenheiro. 
“Estamos colocando luminárias mais eficientes nas principais ruas e avenidas da cidade, além de substituir todas as luminárias rebaixadas, as de vapor de mercúrio e grande parte das luminárias de vapor de sódio. Diversos bairros, parques industriais, distritos e o centro estão sendo atendidos”, anuncia Lafayete Luz.
Já foram contempladas com iluminação mais moderna (LED) as avenidas Nova Ucrânia (do Bairro Igrejinha até o Contorno Sul), Cristiano Kusmaul (do início do Interlagos até o contorno Sul), Avenida Brasil, Avenida Minas Gerais (2 etapas) e a Avenida Curitiba trecho da Barra Funda. 
Entre os bairros já atendidos com a substituição de sistemas de iluminação de baixa eficiência para outros de melhor qualidade estão o Interlagos, Santos Dumont, Aviação, Parque Bela Vista, Colonial, Sumatra, entre outros.