CIDADES

min de leitura - #

MP oferta treinamento para uso racional de agrotóxicos

Da redação

| Edição de 17 de outubro de 2017 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Representantes de órgãos públicos e entidades ligadas aos produtores rurais de Apucarana, Novo Itacolomi e Rio Bom participaram ontem, no salão nobre da Prefeitura de Apucarana, de uma capacitação sobre as corretas técnicas de uso e manejo de agrotóxicos, equipamentos de proteção individual, tríplice lavagem e destinação das embalagens de agrotóxico. O treinamento é fruto de um acordo entre o Ministério Público (MP) e o Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Defesa Vegetal (Sindiveg) - formado por 37 empresas do setor de defensivos agrícolas -, firmado após ações de fiscalização constatarem vários casos de uso incorreto de agrotóxicos na região de abrangência da Bacia Hidrográfica do Alto Ivaí, composta por 45 municípios.

Imagem ilustrativa da imagem MP oferta treinamento para uso racional de agrotóxicos

Tendo em vista o risco de danos ambientais e à saúde dos agricultores e consumidores de produtos agrícolas, os treinamentos da iniciativa visam contribuir para que os agrotóxicos sejam utilizados corretamente e destinam-se especialmente aos produtores rurais, engenheiros e profissionais que realizam assistência técnica, embora sejam abertos a toda a comunidade. “Importante dizer que não estamos combatendo o uso e sim o mau uso, de forma inadequada ou excessiva”, disse a promotora Rosana Araújo de Sá Ribeiro, coordenadora Regional da Bacia do Alto Ivaí. Segundo ela, os treinamentos estão sendo realizados em cidades polos-regionais. Nesta quarta-feira, o treinamento será feito em Ivaiporã. 
“Pensamos e atuamos em rede ambiental, traçando diagnóstico de acordo com o perfil de cada região e, a partir daí, trabalhando com projetos. Na questão do agrotóxico, está envolvida não só a questão do Meio Ambiente, mas também a da Saúde Pública, e através deste programa de treinamento pretendemos avançar no sentido de informar técnicos e outras lideranças municipais para que possam replicar os conhecimentos junto ao produtor rural”, explicou a coordenadora. 
O secretário Municipal da Agricultura de Apucarana, José Luiz Porto, destacou que a prefeitura vem fazendo sua lição de casa. “Desde 2014 o assunto agrotóxico é pauta importante em Apucarana. A informação ao agricultor faz parte da nossa política, em especial entre os meses de maio e fevereiro, onde a cada 15 dias disparamos alertas aos produtores sobre o uso racional e sobre as técnicas adequadas de manipulação”, comunicou. Ele também lembrou que através do Programa Municipal Terra Forte, a administração tem incentivado a fruticultura. “Atualmente, temos milhares de mudas de 10 diferentes frutas introduzidas pelo projeto junto aos nossos agricultores familiares, e a conscientização do uso correto do agrotóxico se torna ainda mais fundamental”, concluiu Porto.