CIDADES

min de leitura - #

Municípios adotam barreiras sanitárias para conter vírus

ADRIANA SAVICKI E ASSESSORIAS APUCARANA

| Edição de 24 de março de 2020 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Os municípios do Vale do Ivaí estão monitorando as principais vias de acesso às cidades. As barreiras sanitárias começaram a ser instaladas no final de semana e já foram adotadas como medida preventiva por pelo menos sete prefeituras.

Em Ivaiporã, a medida foi anunciada no domingo e determina o fechamento do trevo secundário da PR-466, Estrada do Ouro Verde e outras vias rurais secundárias de acesso. A barreira começou a funcionar ontem no trevo principal da PR-466 para monitorar a entrada de veículos. 
Município vizinho de Ivaiporã, Jardim Alegre instalou barreiras na manhã de anteontem nos dois trevos na entrada da cidade. “O objetivo é inibir as pessoas de cidades que já estão com o vírus venham para cá. Queremos evitar a proliferação do covid-19 em Jardim Alegre. Nós não vamos proibir a entrada, mas as pessoas que porventura vierem serão notificadas e terão que ficar isoladas em quarentena. Eles também serão monitorados pela nossa equipe de saúde”, explicou a secretária de Saúde de Jardim Alegre, Silvia Bovo. 
Prefeitos dos municípios de Rosário do Ivaí, Rio Branco do Ivaí e Grandes Rios, que fazem divisas entre si, também adotaram a medida e fecharam acesso a veículos de outras localidades exceto para o abastecimento local.
As medidas, tomadas em conjunto, visam evitar e entrada e a disseminação do coronavírus nos municípios. “Diante dessa situação toda, a coisa mais importante é a vida. Se entrar um caso de coronavírus aqui nessa região, pode ter certeza que o estrago será muito grande”, comenta o prefeito de Rosário do Ivaí, Ilton Kuroda. Os prefeitos também decretaram, em comum acordo, o fechamento do comércio.
Em Faxinal, a barreira foi instalada ontem em um dos trevos de acesso à cidade, na PR-272. A passagem de veículos é monitorada pelos profissionais de saúde, que estão fazendo uma triagem e orientando a população sobre medidas de quarentena. 
Em São João do Ivaí, um morador de São Paulo chegou a ser impedido de entrar no município, em barreira sanitária instalada no último sábado na Avenida São João. A situação ocorreu anteontem. Houve discussão e a polícia chegou a ser chamada para intervir. Após ser orientado, o visitante concordou em passar por triagem médica.