CIDADES

min de leitura - #

Novembro Vermelho marca prevenção do câncer de boca

DA REDAÇÃO

| Edição de 28 de novembro de 2020 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Não tão conhecido como o Novembro Azul, a campanha Novembro Vermelho tem como meta prevenção e combate ao câncer de boca. Realizada durante todo o mês no Paraná, a campanha foi instituída através de lei estadual aprovada no ano passado.

Conforme dados da 16ª Regional de Saúde de Apucarana, de janeiro a novembro desde ano, 10 moradores dos 17 municípios da região perderam a vida em decorrência da doença. Em Apucarana, 2 pessoas morreram por conta da doença neste ano. Já em Arapongas, foram 3 óbitos.
Jandaia do Sul registrou 3 óbitos neste ano. Outras cidades da área da 16ª RS, como Bom Sucesso e Novo Itacolomi, também registraram óbitos em decorrência da doença em 2020.
A otorrinolaringologista Marcela Cordeiro, explica que o câncer de boca abrange a região dos lábios, gengiva, bochechas, céu da boca e língua, além de ser mais frequente em homens com mais de 40 anos. “Os fatores de riscos são pessoas tabagistas, incluindo cigarro, charuto, narguilé e cachimbo, consumo regular de bebidas alcoólicas, falta de proteção solar (lábios), excesso de gordura corporal e HPV”, explica.
De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), nos próximos anos o Brasil terá 15 mil novos diagnósticos de câncer de boca. “É uma incidência grande e na nossa região o número vem crescendo”, afirma. Se houver lesões suspeitas, a médica diz que é importante procurar um especialista. “Lesões, feridas ou manchas na cavidade bucal que não cicatrizam em duas semanas são consideradas suspeitas”, complementa.
Diante da suspeita, Marcela diz que é feita uma biópsia e o tratamento deve variar de acordo com a gravidade da doença. “Pode ser feita quimioterapia ou radioterapia. A prevenção é sempre o melhor caminho. Por isso, evite consumo regular de álcool e tabaco, faça higiene bucal e acompanhamento odontológico, faça uma dieta rica em frutas e legumes e principalmente, procure o atendimento médico ou odontológico, qualquer lesão na boca que não cicatrizam em duas semanas”, explica.