CIDADES

min de leitura - #

Número de motoristas flagrados sem CNH cresce quase 60% em Arapongas

Renan Vallim

| Edição de 16 de junho de 2018 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O número de pessoas flagradas dirigindo sem habilitação em Arapongas aumentou quase 60% em 2018, de acordo com dados da Polícia Militar (PM). Neste ano, uma equipe foi criada especialmente para combater as infrações de trânsito no município. Na semana passada, um racha entre condutores sem Carteira Nacional de Habilitação (CNH) provocou a morte de um ciclista e chocou a cidade.
Entre janeiro e maio deste ano, 209 pessoas foram flagradas dirigindo sem habilitação em Arapongas. O número é 59,5% maior do que o registrado no mesmo período do ano passado, quando o número de flagras foi de 131. O código de trânsito brasileiro classifica essa infração como gravíssima, gerando multa de R$ 880,41.
A soldado Gisele Cristina Batista, auxiliar de Comunicação Social da PM de Arapongas, explica que este aumento foi influenciado pela criação de uma equipe exclusiva para o trânsito da cidade. “Com esta equipe, que não existia no ano passado, houve uma intensificação das abordagens, blitzes e demais ações no trânsito de Arapongas, que agora ocorrem diariamente”, destaca.
Ela lembra dos perigos de conduzir um veículo sem estar devidamente habilitado. “É uma grande falta de responsabilidade, tanto do condutor que não passou por nenhum tipo de instrução oficial, quanto de quem forneceu o veículo”, diz.
No sábado passado (9), quatro motoristas, todos sem CNH, envolveram-se na morte de um ciclista na cidade. Diego Henrique Oliveira da Silva, de 25 anos, estava pedalando na ciclovia da Rua Rouxinol, zona Sul de Arapongas, quando foi atingido por um carro. Ele foi prensado entre o veículo e um poste, morrendo na hora.
O motorista do veículo e três motociclistas suspeitos de participação no racha não tinham CNH. Ontem, a 22ª Subdivisão Policial (SDP) de Arapongas confirmou que os motoristas envolvidos no acidente estavam praticando um racha. Hoje, manifestantes devem realizar um protesto pela morte de Diego. A manifestação está marcada para as 14 horas, na sede do motoclube Moto Amigos, que fica na Rua Rouxinol, 380.

APUCARANA
Em Apucarana, foram flagradas 165 pessoas dirigindo sem CNH nos primeiros cinco meses deste ano. O número é 21,4% menor do que o registrado no mesmo período do ano passado, quando 210 casos foram registrados.
O sargento Claudio Gonçalves da Silva, da PM de Apucarana, aponta a importância do processo de obtenção da CNH. “É neste processo que o cidadão receberá orientações e noções de como agir no trânsito, que é um espaço público, onde todos precisam saber como se portar para que haja segurança”.