CIDADES

min de leitura - #

Obra é afetada pela chuva em Arapongas

Da redação

| Edição de 04 de junho de 2019 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

As chuvas que caíram em Arapongas e região no último final de semana causaram danos em uma tubulação provisória, instalada para auxiliar na conclusão da estrutura de escoamento das águas fluviais na Rua Pavão. Segundo a prefeitura, os danos não atingiram a obra principal e sim a tubulação instalada na última sexta-feira (31), com o objetivo de desviar o curso d’água enquanto é feito o gabião, ou seja, a contenção nas cabeceiras da aduela.

“Os tubos levados pelas águas da chuva não têm nada a ver com a obra principal. Eles fazem parte de um escoamento provisório e serão recolocados no lugar para permitir que prossigam as obras da estrutura definitiva”, afirmou o encarregado José Rosa, da empresa Unit, de Ibiporã, que está executando o projeto.
Segundo Rosa, os tubos serão todos reaproveitados e as obras vão seguir em ritmo normal. Já o vice-prefeito e secretário de Obras, Jair Milani, afirmou que as chuvas só demonstraram, mais uma vez, a fragilidade do sistema que sempre existiu para escoar a água no local. “A ligação provisória foi feita com tubo do mesmo diâmetro que existia anteriormente, enquanto a nova aduela tem capacidade superior a oito tubos, ou seja, vai resolver de uma vez por todas o escoamento da água”, frisa Milani.
Ricardo Koike, engenheiro que atua na Secretaria de Obras, afirmou que fotos e vídeos que circularam nas redes sociais podem dar para algumas pessoas uma visão equivocada sobre a obra. “Quem não conhece direito o processo pode achar que os danos foram na obra propriamente dita, quando na verdade apenas atingiu uma tubulação provisória, feita com um tubo só, apenas para desviar a água do rio enquanto é executada a obra principal. É importante deixar claro que a estrutura definitiva permaneceu intacta”, observa Koike.
Ele também destaca que foram mostrados tubos de águas pluviais que, depois de concluída a obra, não funcionarão mais desta forma.  
(EDITORIA DE CIDADES)