CIDADES

min de leitura - #

Ocupação de leitos atinge menor índice desde novembro

DA REDAÇÃO

| Edição de 22 de julho de 2021 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Pela primeira vez desde 15 de novembro, no feriado de Proclamação da República, a ocupação de leitos de UTI do SUS no Paraná fica abaixo de 70%. Ontem, de acordo com o boletim epidemiológico da Secretaria da Saúde, a ocupação está em 68%, contra 69% de oito meses atrás. Desde então a ocupação sempre ficou acima desse índice, mesmo com aumento de leitos, de 898 para 1.949 (crescimento de 117% no atendimento).

O índice é alcançado após uma sequência de marcos significativos na baixa de ocupação de leitos de UTI. O indicador caiu de 90% em 5 de julho. A taxa estava no patamar de 90% desde 21 de fevereiro, quando o Paraná estava no início da segunda onda da Covid-19. No dia 13 de julho, há oito dias, foi para 79%, abaixo do patamar de 80%. Ou seja, é a terceira vez no mesmo mês com queda, que já está acumulada em 24 pontos percentuais. 
O número é alcançado com o avanço da vacinação, que já chegou a 63% da população vacinável com ao menos uma dose e mais de 20% com proteção completa, além de queda nas taxas de transmissão.

REGIÃO
Na área da 16ª Regional de Saúde (RS) de Apucarana, o índice de ocupação das UTIs dos dois hospitais de referência também encerrou o dia abaixo de 70%. No Hospital da Providência de Apucarana eram 16 internados, 69,5% da capacidade. Já no Honpar de Arapongas, 25 pacientes internados ocupavam 37,8% dos leitos disponíveis. 
Ontem, nenhum município da região notificou óbito decorrente de complicações de covid-19. Em relação aos novos diagnósticos, foram 63 novos casos computados em 12 municípios.