CIDADES

min de leitura - #

Oficial de Justiça é preso em ação contra tráfico na região

DA REDAÇÃO

| Edição de 23 de outubro de 2020 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Aproximadamente 20 policiais participaram de uma operação realizada ontem em Faxinal que apura um esquema de tráfico internacional de drogas com ramificações na região. Dois homens de 27 e 46 anos foram presos. Entre os detidos está um Oficial de Justiça do Fórum do município.

Conforme o delegado Ricardo Augusto de Oliveira Mendes, as prisões integram a 10ª fase da ‘Operação Centauro’, que investiga esquema de venda de drogas com a participação de moradores do município. As investigações foram iniciadas por policiais de Curitiba. A ação contou que o apoio do helicóptero do Grupamento de Operações Aéreas (GOA), da Polícia Civil do Paraná.
“A investigação começou por Curitiba e apontou que toneladas de maconha com origem do Paraguai faziam o trajeto até Faxinal, de onde eram remetidas para Curitiba e outra cidades do Brasil”, explica o delegado. Durante a manhã, foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão e três mandados de prisão. “Duas pessoas foram presas, mas uma terceira conseguiu fugir,” detalha o delegado.
Ainda de acordo com Ricardo Mendes, um oficial de Justiça do Fórum de Faxinal de 27 anos está entre os presos. “A investigação já corre há quatro meses. As pessoas daqui realizaram o transporte e segurança da droga. Eles transportavam as cargas e faziam a droga chegar até Curitiba. Toda a maconha era destinada a capital do Estado. Lá, recentemente, foi apreendida meia tonelada de maconha no bairro Pinheiro”, comenta.
O delegado ainda informou que outras fases da operação podem acontecer. “Os indivíduos que participavam desse esquema criminoso foram identificados. Outras fases da operação devem acontecer após a evolução das prisões”, comenta
Segundo ele, o município era usado como uma espécie de entreposto  da droga. “O que se sabe que é que os suspeitos realizavam o transporte de grande quantidade de entorpecente, centenas de quilos e toneladas, em um esquema muito grande. As drogas eram adquiridas no Paraguai e seguiam para região de Curitiba, passando por Faxinal”, finaliza Ricardo Mendes