CIDADES

min de leitura - #

Paciente que morreu tinha 54 anos, era corretor e hipertenso

Da Redação

| Edição de 05 de junho de 2020 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A segunda morte por coronavírus foi registrada ontem em Arapongas pela Secretaria Municipal de Saúde, além de dois novos casos. De acordo com dados da secretaria, o paciente que morreu tinha 54 anos, trabalhava como corretor e sofria de hipertensão.  Com 82 casos, Arapongas já registra transmissão comunitária.

Com o novo óbito, a região passa a somar 9 mortes por coronavírus. O paciente foi internado no último dia 26 de maio, no Hospital do Norte do Paraná (Honpar), com febre, tosse e dificuldade respiratória. No dia seguinte, foi coletada a mostra de sangue do paciente e enviada para análise em Curitiba. O paciente ficou sob cuidados médicos desde então, porém não resistiu e veio a óbito na madrugada de ontem. 
A Vigilância Epidemiológica, seguindo os protocolos do Ministério da Saúde, realizou os testes nos familiares, sendo que nenhum deles apresentou resultado positivo para Covid-19. 
Ontem à tarde, dois novos casos foram registrados em Arapongas. Segundo a secretaria são duas mulheres, de 43 e 56 anos, sendo que uma havia passado pelo Pronto Atendimento com sintomas e outra teve contato com caso positivo de Covid-19 e foi diagnosticada após o rastreamento realizado pela Vigilância Epidemiológica. Ainda conforme a Saúde, ambas estão em isolamento domiciliar. 
Segundo o secretário da Saúde de Arapongas, Moacir Paludetto Junior, o município já registra transmissão comunitária. “Infelizmente não conseguimos mais mapear de onde vêm todos os casos de coronavírus em nossa cidade. Porém, o aumento de pessoas contaminadas em nossa cidade é devido à quantidade maior de testes rápidos, temos 1 teste para cada 68 pessoas”, esclarece.  Além disso, o secretário destaca que o número está subindo devagar, já que dos 82 casos, 64 são pessoas curadas da doença. “Precisamos continuar controlando os casos em Arapongas. Não temos nenhum paciente internado na enfermaria, nem na UTI”, afirma. 

APUCARANA
Segundo município em número de casos na região, Apucarana, que atualmente tem 55 confirmações de Covid-19, também já é classificado como de transmissão comunitária, de acordo com o diretor-presidente da Autarquia Municipal de Saúde (AMS), Roberto Kaneta,
“Apesar de não ter muitos casos e de estarmos controlando bem, não conseguimos mais mapear e monitorar de onde vem os casos de coronavírus”, explica. 
Kaneta reforça a importância de continuar usando a máscara, saindo de casa quando necessário, além de higienizar sempre as mãos com sabão e água, e álcool em gel. “De um dia para o outro o cenário pode mudar. Por isso, a melhor forma de combater o vírus é se prevenindo e seguindo as orientações da saúde”, ressalta. 
A prefeitura de Apucarana descartou ontem, após receber resultado de exames, que a morte de um paciente de 62 anos, ocorrida na quarta-feira no Hospital da Providência tenha sido causada pelo coronavírus. FERNANDA NEME E ADRIANA SAVICKI

MAIS LIDAS