CIDADES

min de leitura - #

Papel da Igreja é fomentar o diálogo para superar conflitos, diz bispo

Fernanda Neme

| Edição de 21 de abril de 2019 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Em um momento em que o Brasil nunca esteve tão polarizado e que as redes sociais viraram espaço de batalha, o diálogo precisa ser reforçado. A afirmação é do bispo Dom Carlos José de Oliveira. Para ele, o papel da Igreja nesta Páscoa, é de chamar as pessoas a superar as dificuldades e a dialogar sempre. “É necessário sempre começar tudo através do diálogo e entender os conflitos existentes. É preciso evitar situações polarizadas, que não são positivas em nenhum momento”, explica. 

Imagem ilustrativa da imagem Papel da Igreja é fomentar o diálogo para superar conflitos, diz bispo


Dom Carlos destaca que a Páscoa é data mais importante do ano para os católicos e que deve incitar principalmente a reflexão dos cristãos. “A Páscoa é o dia mais importante do ano e comemora a ressurreição de Jesus. Por isso, com tanta violência vista nos dias atuais, a Páscoa é um exemplo de que podemos ressuscitar da morte para a vida, e de que o bem sempre vencerá”, comenta. 
O bispo também destacou comentário feito recentemente pelo Papa Francisco, pedindo aos jovens que se libertem do vício em celulares. Ele destaca que é preciso entender o contexto do que a autoridade religiosa quis dizer. “Ele disse para os jovens deixarem o vício e o exagero ao usar o smartphone, não para que parem de usar os celulares. A tecnologia é muito útil e um instrumento de trabalho importante quando usada corretamente e com moderação”, complementa. Ele destaca que o alerta do Papa ocorre em um momento onde a sociedade vem se colocando cada vez mais dependente da tecnologia.
Dom Carlos também deixou uma mensagem de Páscoa para os leitores e fiéis da igreja católica nesta Páscoa. “Feliz Páscoa quer dizer a passagem da morte para a vida. E para nós, essa mensagem tem o significado de seguir em frente em uma vida nova com plenitude. Que a paz esteja sempre presente em nossas vidas. A todos uma feliz Páscoa”, conclui. 
A programação da Semana Santa encerra neste Domingo de Páscoa com solenidade da ressurreição do Senhor. Anteontem (19), a procissão com a imagem do Senhor morto reuniu centenas de fiéis pelas ruas da cidade. 
As missas de Páscoa seguem hoje nos horários normais, às 8h30, 10 horas, 18 horas e 20 horas, na Catedral Nossa Senhora de Lourdes, com transmissões ao vivo pelo site www.catedralapucarana.com.br. O bispo Dom Carlos vai celebrar a missa das 20 horas de hoje