CIDADES

min de leitura - #

Paraná distribui 234 mil vacinas contra Covid-19

DA REDAÇÃO

| Edição de 19 de junho de 2021 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Chegou no Paraná na manhã desta sexta-feira (18) um novo lote com 234.510 vacinas contra a Covid-19. São 143.910 doses do imunizante Comirnaty, produzido pela Pfizer/BioNtech, e 90.600 doses da Coronavac/Butantan. De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), as vacinas serão destinadas aos grupos prioritários e população em geral acima de 40 anos.

A distribuição foi iniciada nesta sexta-feira e o envio será finalizado na segunda-feira (21). Para 16ª Regional de Saúde de Apucarana, serão enviadas 6,2 mil doses, sendo 4.410 da Pfizer e 1.790 doses da Coronavac. Até a noite da sexta-feira, as vacinas não tinham chegado.
As vacinas da Pfizer/Comirnaty, destinadas para primeira dose (D1), serão encaminhadas para todos os municípios do Paraná. A decisão, de acordo com o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, foi pactuada entre a Sesa e o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Paraná (Cosems/PR). “Enviaremos as vacinas da Pfizer para todos os municípios que se sentirem aptos para armazenar e realizar a aplicação do imunizante”, afirmou o secretário.
Na região, a vacina da Pfizer já vem sendo aplicado em Apucarana e Arapongas.
Das doses da Coronavac/Butantan, apenas metade será enviada para as 22 regionais de Saúde do Estado. Os imunizantes, que deverão ser utilizados como primeira dose, serão aplicados em gestantes e puérperas com ou sem comorbidades. As outras 45.300 doses ficarão armazenadas no Centro de Medicamentos do Paraná (Cemepar).

MUNICÍPIOS
Em Arapongas, a vacinação para o público geral será retomada na segunda-feira (21) e segue até sexta-feira iniciando com pessoas de 54 anos, com redução gradativa da idade nos dias subsequentes. O calendário foi divulgado nesta sexta-feira.
A Secretaria da Saúde destaca que houve alteração no horário de atendimento no Espaço Cultural Milene. A vacinação será das 13h às 19h. “A mudança foi feita para facilitar o acesso do público alvo, levando em consideração que boa parte das pessoas entre 54 e 50 anos são economicamente ativas”, afirma o secretário de Saúde Moacir Paludetto Jr. O atendimento na Escola Municipal Professora Alzira Horvatich, permanece das 9h às 16h.
Em Apucarana, não há cronograma de vacinação previsto para este sábado.