CIDADES

min de leitura - #

Paraná dobra número de UTIs em quatro meses, aponta Beto Preto

DA REDAÇÃO

| Edição de 01 de agosto de 2020 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O O secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, junto à sua equipe, tem percorrido municípios por todo o Paraná para acompanhar a evolução de casos de Covid-19 e abrir novos leitos exclusivos para atendimento de pacientes da doença. Reflexo disso foi o aumento de praticamente 100% no número de leitos de UTI nas unidades de saúde paranaenses em pouco mais de quatro meses, seguindo as diretrizes propostas pelo governador Ratinho Junior. O próximo hospital a receber novos leitos será o Hospital Regional de Telêmaco Borba, neste sábado (1º).

Em 26 de março, quando iniciou a disponibilização de UTIs exclusivas para pacientes de Covid-19, o Paraná contava com aproximadamente 1,3 mil leitos de UTI adulto. Atualmente, o número de leitos chega próximo dos 2,6 mil leitos, sendo 1,1 mil exclusivos para pacientes com diagnóstico ou suspeita de Covid-19.
“É importante destacar que não houve falta de leitos no Paraná até o momento. Mesmo assim, estamos atendendo a todos os municípios, em todas as regiões do Paraná, e vamos continuar a contratar novos leitos”, afirmou o secretário de Saúde, Beto Preto.
Desta forma, novos leitos estão previstos para várias cidades do Estado, sendo que as próximas contempladas devem ser Telêmaco Borba, Toledo, Apucarana e Arapongas. Em Apucarana, devem ser criados mais dois leitos de UTI exclusivos para o coronavírus no Hospital da Providência. “Estes dois novos leitos devem estar disponíveis na semana que vem e já estamos planejando contratar outros três muito em breve, totalizando 15 leitos no ‘Providência’ exclusivos para o coronavírus”, disse Beto Preto.
Em relação a Arapongas, o secretário de Saúde Beto Preto disse que, desde o início da pandemia do novo coronavírus, propôs a criação de mais 40 leitos exclusivos para a doença no Hospital Norte Paranaense (Honpar). No entanto, explicou ele, como não havia à época disponibilidade do hospital para os 40 leitos de UTI, apenas 20 foram abertos, além de 30 leitos de enfermaria.
Ainda segundo o secretário estadual de Saúde, diante do agravamento da situação no município, 10 novos leitos estão sendo adquiridos para o Honpar.
TELÊMACO BORBA
O secretário estará neste sábado (1º) no Hospital Regional de Telêmaco Borba. Cinco novos leitos de UTI já começam a funcionar de imediato e mais cinco nos próximos dias, totalizando 20 leitos na unidade, conforme o cronograma de ampliação da rede no enfrentamento da pandemia estabelecido pela Secretaria de Estado da Saúde, que agora chega a 1.074 leitos exclusivos. Sete municípios da região serão contemplados com a estrutura: Telêmaco Borba, Curiúva, Imbaú, Ortigueira, Reserva, Tibagi e Ventania.
Além dos leitos de UTI, O Hospital Regional de Telêmaco Borba ainda tem 30 leitos de enfermaria. A unidade abriu as portas no dia 1º de junho e faz parte da política de ampliação da rede própria, que conta com os novos Hospitais Regionais de Guarapuava e Ivaiporã, exclusivos para pacientes com coronavírus.