CIDADES

min de leitura - #

Paraná já distribuiu 1,2 milhão de doses do imunizante

EDITORIA DE CIDADES APUCARANA

| Edição de 01 de abril de 2020 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Após receber novo lote de 2.072 doses, a Prefeitura de Ivaiporã vai retomar a Campanha Nacional de Vacinação Contra Influenza, imunizando os idosos acima de 60 anos e os profissionais de saúde. A vacina será ofertada a partir de hoje. 
O diretor do Departamento Municipal de Saúde de Ivaiporã, Claudeney Martins, e a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Nilza Fernandes, informam que a vacinação será aplicada entre as 08h00 e 16h00, apenas no Posto Central, onde manterá o serviço “drive thru” (sem sair do carro) – especialmente para os idosos que têm dificuldade de locomoção. 
Quanto aqueles que não podem sair de casa, os profissionais de saúde aplicam a vacina na própria residência. Para agilizar o serviço, a família do idoso pode entrar em contato pelo telefone 3472-1788 e informar o endereço.
A Prefeitura de Ivaiporã pede à população que leve os idosos acima dos 60 anos com Carteira de Vacinação. Para aqueles que não têm Carteira de Vacinação é necessário levar documento.
Em Ivaiporã, a vacina contra a influenza acabou no primeiro dia de vacinação. O mesmo problema ocorre em outros municípios. Em Apucarana, os dois lotes recebidos acabaram.

PARANÁ
A Secretaria de Estado da Saúde já distribuiu aos municípios 1,2 milhão de doses de vacina contra a gripe desde o início da campanha nacional de imunização, em 23 de março. As doses estão sendo enviadas às 22 Regionais de Saúde, que repassam para as cidades, de acordo com o quantitativo previsto anteriormente pelas secretarias municipais. Esta forma de envio fracionado foi definida pelo Ministério da Saúde. 
Antes de iniciar a campanha o Paraná recebeu 522 mil doses. Uma segunda remessa com 284 mil doses chegou em 24 de março e a terceira, com mais 368 mil unidades, no dia 26.
No último sábado (28), a secretaria estadual recebeu uma antecipação do quarto envio do Ministério da Saúde, com 100 mil doses de vacina. Esta remessa previa 322 mil unidades para o Estado. O restante deve chegar nos próximos dias.
“Organizamos um esquema para a distribuição das doses e a nossa orientação é para que o reabastecimento nos municípios aconteça o mais rápido possível. A procura tem sido grande nos pontos de vacinação. Cada município montou suas estratégias para imunização”, disse o secretário da Saúde Beto Preto.