CIDADES

min de leitura - #

Paraná reforça cuidados de prevenção contra febre amarela

Agência Estadual de Notícias

| Edição de 12 de janeiro de 2018 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Com os surtos de febre amarela pelo Brasil, a Secretaria de Estado da Saúde reforça os cuidados para evitar que a doença atinja o Paraná. Em videoconferência com as 22 regionais de saúde do Estado ontem, foram repassadas orientações referentes à prevenção, vigilância e assistência. O objetivo é organizar e articular o trabalho realizado nos 399 municípios. 

Imagem ilustrativa da imagem Paraná reforça cuidados de prevenção contra febre amarela

“Queremos incentivar os profissionais de saúde a cuidarem de toda a população do Paraná como cuidam de seus entes queridos. A orientação principal é incentivar a prevenção por meio da vacinação”, fala a superintendente de Vigilância em Saúde, Júlia Cordellini.
Diferente de outros estados do país, o Paraná não está fracionando as doses da vacina contra a febre amarela. É necessária apenas uma dose da vacina para garantir a imunidade por toda a vida. A vacinação está disponível em todas as cidades do Estado nas principais unidades de saúde. Ela é indicada para crianças a partir dos 9 meses e adultos até os 59 anos. Em Apucarana, a prefeitura já tomou medidas para intensificar a vacinação.
O alerta principal é para pessoas que residem em áreas de matas e rios ou que fazem atividades como trilhas, pesca e acampamentos. Quem for visitar esses locais, deve procurar a unidade de saúde pelo menos 10 dias antes da viagem. Esse é o tempo necessário para garantir a devida imunização contra a doença.
O último caso de febre amarela autóctone confirmado no Paraná foi em 2008, em Laranjal, região central do Estado. 
Além da vigilância de casos, o Estado também realiza a vigilância do óbito de macacos e coleta de mosquitos. Apenas em 2017, foram investigados 182 pontos em 89 municípios, o que corresponde a 22,3% do território estadual. O último inquérito foi realizado no mês de dezembro e, até agora, todos os resultados foram negativos para a presença do vírus. “Investigamos quaisquer possíveis rumores sobre a morte de macacos ou notificações da doença”, fala a chefe da Divisão de Controle de Vetores, Joseana Cardoso.
REGIÃO 
De acordo com a chefe da 16ª Regional de Saúde (RS) de Apucarana, Clara Ilza Lemes de Oliveira, o Paraná está em estado de alerta. “Como não tivemos casos confirmados da doença no estado, a medida que está sendo tomada é de reforçar a orientação à população, sobretudo aquelas que vivem em regiões de mata e de fronteira. Estamos atentos, mas não há motivo para se alarmar neste momento”, afirma.
Segundo ela, não haverá campanha específica para a vacinação contra a doença. “A vacina contra febre amarela já consta no calendário do estado há muito tempo. Em caso de dúvida, a pessoa pode procurar uma unidade de saúde para tomar a vacina sem problema algum”, ressalta.
Clara orienta moradores de áreas rurais e regiões próximas a matas para que fiquem atentos. “É importante lembrar que a doença é transmitida a partir de macacos. Caso alguém encontre um macaco morto, avise o órgão de vigilância sanitária mais próximo”.