CIDADES

min de leitura - #

Paraná soma 70 casos suspeitos de Covid-19

EDITORIA DE CIDADES APUCARANA

| Edição de 25 de março de 2020 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O boletim do coronavírus divulgado ontem pela Secretaria de Estado da Saúde confirma 70 casos da doença no Paraná. Dez deles foram contabilizados nas últimas 24 horas em Curitiba (6), Telêmaco Borba (1), Paranavaí (1), Cascavel (1) e um caso de paciente residente fora do Estado (Brasília). Os pacientes são sete mulheres e três homens com idades entre 23 e 70 anos. Parte das confirmações referem-se a pessoas que estiveram em São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Dubai e Itália.

Das 70 confirmações, 65 pessoas residem no Estado e cinco em outros locais. Foram descartados 197 casos e 1.844 estão em investigação. Não há registro de nenhum caso de transmissão comunitária. Na região, segundo o boletim, são 24 casos suspeitos.
A secretaria estadual aguarda a normalização do sistema do Ministério da Saúde para validação de cerca de 600 casos negativos, já diagnosticados e descartados pelo Laboratório Central do Estado (Lacen).
Quatro pacientes confirmados com o coronavírus estão em isolamento hospitalar, três com quadro clínico considerado leve e um em estado grave.

REGIÃO
Vinte e quatro casos suspeitos do novo coronavírus estão em investigação em sete municípios da região, conforme boletim divulgado da Sesa.
Os municípios com casos suspeitos são Apucarana (3), Arapongas (7), Ivaiporã (8), Jandaia do Sul (1), Faxinal (3), Kaloré (1) e Manoel Ribas (1).
Os números do boletim, entretanto, estão sendo questionados pelos município. Em Arapongas, por exemplo, dos 7 casos suspeitos, dois já foram descartados.  Segundo o secretário de Saúde, Moacir Paludetto Júnior, nos dois últimos boletins, divulgados na segunda e nesta terça-feira, os dados estavam inconsistentes.
“Confirmamos com a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, enfermeira Fernanda Golas, responsável pela notificação dos casos no município. Ela reafirmou que foram notificados sete pacientes até o dia de hoje. Desses sete pacientes, dois testaram negativo para o Covid-19 e cinco permanecem em investigação”, afirma Moacir Paludetto Júnior. 
Em Ivaiporã, que aparece no boletim com 8 casos, a Secretária de Saúde contabiliza 2 casos. 
Em Apucarana, o prefeito Junior da Femac atualizou no início da tarde de ontem o número de casos suspeitos para cinco.
O prefeito afirma que sete coletas de material para exame junto ao Laboratório Central do Estado do Paraná (Lacen) foram feitas. “Dois já foram descartados, sendo o caso do padre Egídio Di Vidi e outro de uma senhora de Jandaia do Sul que foi atendida pelo Hospital da Providência. Temos cinco casos em investigação, sendo quatro de apucaranenses e um de morador de Marialva que foi encaminhado ao Hospital da Providência”, relatou o prefeito de Apucarana.
Desde o início das atividades na sexta-feira, mais de 200 pessoas foram atendidas pelo Pronto Atendimento do Coronavírus, instalado no prédio da Autarquia Municipal de Saúde (AMS), o antigo PAM. 
“Sete pessoas foram orientadas a ficar em isolamento e estão sendo monitorados por telefone”, informou o prefeito Júnior da Femac. De acordo com ele, o principal sintoma apresentado por estas pessoas é gripe e nenhuma afirmou ter tido contato com possíveis casos suspeitos.