CIDADES

min de leitura - #

Paraná vai vacinar 4 milhões de pessoas até maio, diz Beto Preto

DA REDAÇÃO

| Edição de 14 de janeiro de 2021 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O secretário estadual da Saúde do Paraná, Beto Preto, disse ontem que o Estado pretende vacinar quatro milhões de pessoas até maio deste ano contra a Covid-19. Segundo ele, o planejamento da Secretaria Estadual da Saúde prevê que todos os paranaenses serão imunizados.

O anúncio foi feito durante visita, junto ao governador Ratinho Junior, ao Centro de Medicamentos do Paraná (Cemepar). O local estoca os chamados insumos secos que o Paraná já tem disponível para iniciar o processo de vacinação contra a Covid-19, como agulhas, seringas, máscaras, luvas, aventais e algodão, entre outros itens.
A expectativa é que a vacina chegue em torno do dia 28 de janeiro. “Estamos preparados. Temos seringas, agulhas, algodão, álcool, equipamentos de proteção individual (EPIs). A rede está montada. Tão logo a vacina chegue ao Paraná, vamos colocá-la rapidamente, em 48 a 72 horas, em todas as Regionais de Saúde”, afirmou o secretário.
Beto Preto ressaltou que a vacina deverá começar a ser aplicada nos paranaenses que integram o grupo prioritário: cerca de 90 mil profissionais da área da saúde que atuam na linha de frente do combate à Covid-19, 10 mil índios acima de 18 anos mapeados em comunidades isoladas de 30 municípios do Estado e 10 mil idosos institucionalizados em asilos e casas de repouso.
“Quem vai vacinar efetivamente são os municípios, mas todos serão atendidos. Pensamos no Paraná imunizado como um todo”, ressaltou Beto Preto.
INSUMOS
Apenas entre agulhas e seringas, o Estado conta atualmente com 11 milhões de unidades em estoque, quantidade que vai saltar para 27 milhões nos próximos dias com a compra de mais 16 milhões, em fase final de aquisição pela Secretaria de Estado da Saúde. O material garante as duas doses de vacinação de toda a população do Estado, que conta com pouco mais de 11,5 milhões de pessoas.
“É um planejamento que está sendo construído há dias para que possamos começar a imunizar os paranaenses assim que a Anvisa  garantir a qualidade técnica de uma vacina”, disse o governador.
Como o Paraná vai seguir o Plano Nacional de Imunização (PNI) elaborado pelo Governo Federal, a expectativa é que o processo de imunização possa começar ainda neste mês. Ratinho Junior destacou que a distribuição deste conjunto de material para as 22 Regionais de Saúde do Estado vai começar imediatamente. O transporte será feito por meio de quatro caminhões com baús refrigerados e monitorados por satélite e, se necessário, também por três aviões da Casa Militar do Estado.
“Hoje nós temos a capacidade de aplicar a primeira dose em toda a população do Paraná no mesmo dia. Foi tudo pensado e planejado para que o paranaense possa ser assistido de maneira rápida e perto da sua casa”, ressaltou o governador.