CIDADES

min de leitura - #

Patrulha Maria da Penha atende uma mulher por dia em Arapongas

Da Redação

| Edição de 08 de agosto de 2019 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Em média, uma araponguense recebeu, a cada dia, apoio da Patrulha Maria da Penha. Os números constam em relatório divulgado ontem pela Segurança Pública e Trânsito (Sestran), que mostra que no primeiro semestre do ano foram realizados 185 atendimentos. O balanço também aponta que as medidas protetivas têm maior efetividade. 

“Comparando com o primeiro semestre de 2018, notamos uma queda nos descumprimentos de medida protetiva com flagrante, de 13 para 11. Já os descumprimentos sem flagrante também tiveram queda. Foram registrados 36 no primeiro semestre de 2018, contra 17 no mesmo período deste ano”, comenta a coordenadora da Patrulha Maria da Penha, a GM Denice Amorim.
A Patrulha Maria da Penha foi instalada em 2016 no município após capacitação dos guardas municipais envolvidos. A patrulha dá atendimento à mulheres vítimas de violência doméstica com medida protetiva determinada judicialmente.
No primeiro semestre, detalha Denice, foram realizadas 90 novas visitas, 53 visitas de retorno, 13 solicitações de revogação de medida protetiva e 28 encaminhamentos aos serviços paralelos nas áreas de assistência social, saúde, entre outros. 
“Sabemos que o combate à violência contra às mulheres é uma luta constante não apenas em Arapongas, como em todo o mundo. Buscamos com os nossos serviços manter uma atuação ostensiva, protegendo nossas mulheres, mas também, combatendo com a cultura do machismo, que comprovadamente ainda mata milhares de mulheres. Nossa luta continua para dados cada vez mais positivos”, enfatiza Denice Amorim. 
APUCARANA
Em Apucarana, a Secretaria da Mulher e de Assuntos da Família iniciou nesta ontem, a programação do mês “Agosto Lilás”, com um conjunto de ações que objetivam discutir todas as formas de violência cometidas contra a mulher, bem como mostrar o que é feito para enfrentá-las. A data marca os 13 anos da aprovação da Lei Maria da Penha, divisor de águas quando se discute o assunto. 
Em Apucarana, o Centro de Atendimento à Mulher (CAM) atende uma média de 15 casos novos por mês e realiza 300 acompanhamentos mensais em seus departamentos jurídico, social e psicológico.
A equipe da secretaria da Mulher e Assuntos da Família começou o dia adesivando veículos da frota municipal em frente à prefeitura. 
Ainda pela manhã, uma platéia formada por 170 alunos dos terceiros, quartos e quintos anos da escola, situada no Núcleo Habitacional Dom Romeu Alberti, recebeu informações sobre a história da Lei Maria da Penha, as diferentes formas de violência doméstica e de que maneira é possível denunciá-las. “As crianças têm um incrível poder multiplicador”, avalia a secretária da Mulher, Denise Canesin.