CIDADES

min de leitura - #

Plano da Metrópole Norte será apresentado dia 22

CINDY SANTOS

| Edição de 13 de novembro de 2019 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O Plano de Ação da Metrópole Norte do Paraná, que aponta estratégias de desenvolvimento da macrorregião composta por quinze municípios no eixo Londrina, Apucarana e Maringá, está concluído. O documento, que deve ser executado entre 2020 a 2035, será apresentado ao Governo do Estado em 22 de novembro, em Apucarana.

De acordo com o superintendente do Instituto de Desenvolvimento, Pesquisa e Planejamento de Apucarana (Idepplan) Carlos Mendes, uma das grandes propostas do plano é viabilizar o transporte de passageiros por meio do Trem Pé Vermelho interligando os municípios de Arapongas, Londrina, Maringá, Rolândia, Cambé Ibiporã, Jataizinho, Paiçandu, Sarandi, Marialva, Mandaguari, Jandaia do Sul, Cambira e Mandaguaçu. 
“O objetivo é que ocorra uma conurbação, ou seja, a ligação entre essas cidades que funcionariam como uma só. O plano vem para impulsionar o desenvolvimento de uma forma sustentável com base nos pilares econômico, social e ambiental”, afirma Mendes. 
Para que o Trem Pé Vermelho se torne uma realidade será necessário mudar a rota dos trens de carga que atualmente cortam as cidades. “A rota passaria por fora das cidades. Hoje os trens de carga dividem as cidades e causam grande transtorno. Com o Veículo Leve de Transporte (VLP) não existe esse problema. As composições são menores porque são para passageiros”, assinala ele acrescentando a agilidade e comodidade do transporte. “É possível chegar em Maringá em apenas 40 minutos”, acredita.   
Outro destaque do plano é a criação de um ramal da Ferrovia Norte Sul, que irá passar próximo a Maringá, permitindo a ligação com as demais cidades do eixo. E ainda a possibilidade de implantação de um aeroporto de cargas na região. 
“A partir da implementação passaremos a competir como uma região que é muito mais forte e consegue atrair mais investimentos. Se a gente não se juntar e integrar, não vamos conseguir ter competitividade para disputar investimentos com outras regiões. O plano nos dará competitividade e força”, garante Mendes. 

APRESENTAÇÃO
O documento será entregue ao governo e aos prefeitos dos quinze municípios pela Urbitec, empresa responsável pela elaboração do estudo e apresentado pelo secretário de Estado do Planejamento e Projetos Estruturantes Valdemar Bernardo Jorge. A próxima etapa será a criação de um conselho de gestão da metrópole, um de movimentos sociais organizados e outro do setor empresarial. 
“A partir disso os municípios devem seguir as diretrizes, buscar o financiamento e implementar. Uma das ações que prevê o plano é a criação de um banco de dados dos 15 municípios como uma região integrada”, comenta Mendes. 
A solenidade de apresentação do documento está marcada para dia 22 de novembro, às 14 horas, no Senac de Apucarana.