CIDADES

min de leitura - #

PM cria equipe especializada em operações com motos

Da redação

| Edição de 19 de abril de 2018 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Com atuação focada na perseguição de suspeitos em motocicletas, o comando do 10º Batalhão de Polícia Militar (BPM) de Apucarana implantou uma unidade especializada de patrulhamento. A Ronda Ostensiva com apoio de Motos (Rocam) iniciou atividades ontem.

Imagem ilustrativa da imagem PM cria equipe especializada em operações com motos


Segundo o capitão Vilson Laurentino da Silva, coordenador de comunicação social da PM, cinco policiais encerraram ontem treinamento para atuar nas rondas, que são feitas em motocicletas de 250 cilindradas, ocupadas por um ou dois policiais.
O treinamento envolveu com vários tipos de instruções, como maneabilidade com motos em diferentes tipos de pista, simulações de confrontos e tiro montado, quando o garupa da dupla precisa disparar arma com veículo em movimento. 
“São situações que exigem grande perícia dos policiais e exigem um bom treinamento”, comentou o capitão. 
Segundo ele, a equipe que vai atuar na ronda de motos foi selecionada de acordo com a aptidão dos policiais para pilotagem de motocicletas. A equipe vai atuar prioritariamente em Apucarana, mas pode dar apoio a operações em outros municípios da área do batalhão.
O policiamento com uso de motocicletas já foi adotado em outras oportunidades pela Polícia Militar, dentro do programa Rotam. 
O retorno da abordagem, segundo o capitão, se dá pela eficiência do veículo em situações específicas de perseguições e pelo grande volume de crimes contra o patrimônio que são praticados por assaltantes que usam motos como veículo de fuga. “Os últimos roubos a mão armada na cidade tiveram exatamente esse perfil. Com essa equipe especializada temos maior poder de resposta nessas situações”, comenta. (ADRIANA SAVICKI)