CIDADES

min de leitura - #

PM intensifica policiamento para eleições municipais

DA REDAÇÃO

| Edição de 13 de novembro de 2020 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A Polícia Militar vai reforçar o policiamento nos próximos dias para evitar os crimes eleitorais. Em Apucarana, 140 policiais vão atuar no pleito. Um número de policiais maior que na última eleição por conta da pandemia.

“O esquema de policiamento será intensificado até porque temos mais locais de votação neste ano devido à Covid-19 e abrangemos outras cidades que fazem parte do 10º BPM. Vamos contar também com o apoio da Guarda Civil Municipal para suprir a demanda”, explica a tenente Kelly de França, do 10º Batalhão da Polícia Militar (BPM) de Apucarana, em entrevista para o Jornal da Tribuna.
Todo o efetivo, de acordo com a tenente, recebeu uma cartilha de orientação do TSE orientando para qualquer situação adversa que acontecer no dia da eleição. “A nossa equipe está instruída para resolver problemas que possam acontecer no dia. Além disso, recebemos orientações sanitárias, como usar máscara, álcool em gel, e evitar aglomeração, como de costume”, complementa.
Em Arapongas, o aspirante Alexandre Klassen, da 7ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) afirma que além dos policiais efetivos, cerca de 40 profissionais estarão dando suporte no dia das eleições. “Temos também a equipe da Guarda Municipal que vai dar apoio no dia em alguns locais de votação e pela cidade”, afirma.
Com relação à possíveis confusões no dia das eleições, o aspirante disse que a PM já conversou com alguns candidatos. “Pedimos que evitem aglomerações e festas exageradas no dia. Acredito que esteja tudo esclarecido para que não aconteçam imprevistos neste domingo”, acredita.
Caso o cidadão veja algo irregular neste domingo, o aspirante explica que ele pode fazer contato pelo 190 ou até mesmo utilizar o aplicativo Pardal, que permite mandar áudio, fotos e vídeos, que serão encaminhados ao tribunal da cidade. “Crimes comuns em Arapongas são o voo da madrugada, que é a distribuição de santinhos, a compra de combustível, boca de urna, manifestação coletiva na frente dos locais de votação”, explica.
Em Ivaiporã, o comandante da 6ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), major Elio Boing diz que todas as medidas estão sendo tomadas para que o eleitor tenha o livre exercício do voto e a ordem pública seja preservada. “Estaremos com o policiamento reforçados nos 14 municípios. O nosso pessoal estará todo empenhado nessa operação eleição. Tanto no sábado que antecede a eleição que historicamente nós temos vários problemas de segurança pública, quanto no dia do pleito. Vamos garantir que as pessoas acessem os locais de votação sem ter nenhum problema, nenhuma boca de urna, nenhum crime eleitoral sendo cometido”.