CIDADES

min de leitura - #

Polícia Civil registra queda de violência doméstica no Litoral

DA REDAÇÃO

| Edição de 07 de janeiro de 2021 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Os casos de violência doméstica no Litoral do Estado reduziram 36,8% nos primeiros 15 dias da operação Verão Consciente 2020/2021, na comparação com o mesmo período do ano passado, de acordo com o balanço divulgado pela Polícia Civil do Paraná (PCPR) ontem. Também houve queda no registro de outros crimes como roubos (-30,6%), furtos (-3,1%) e contra a dignidade sexual (-33,3%). Os números referem-se ao período de 21 dezembro a 05 de janeiro.

Foram 46 ocorrências a menos de violência doméstica no comparativo. Nos primeiros 15 dias da última temporada houve 125 registros, enquanto nos no mesmo período da operação atual 79. Segundo a Polícia Civil, a diminuição também foi impactada pela menor hospedagem de famílias devido à pandemia da Covid-19.
“Nosso litoral está recebendo menos famílias durante esta operação verão se compararmos com anos anteriores, mas estamos preparados para atender essas ocorrências e investigar cada caso com a atenção necessária que a situação exige”, explica o coordenador da operação Verão Consciente pela Polícia Civil, delegado Gil Tesseroli.
A violência doméstica engloba as ocorrências de violência contra a mulher, contra idosos e crianças, entre demais pessoas, ocorrida no ambiente doméstico familiar. Os casos caíram em Paranaguá, Matinhos, Guaratuba e Morretes.
Em Paranaguá, foram 15 registros no referido período no verão passado e 13 neste. Nos demais municípios também houve redução. Em Matinhos, de 30 casos para 19; em Guaratuba, de 22 para 14; em Morretes, a redução foi de 10 para cinco casos.